Caso gramatical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O caso gramatical de uma palavra é sua função dentro de uma frase, oração ou cláusula. Todas as linguagens distinguem os casos de alguma forma, mas costuma-se dizer que uma língua "possui" determinado caso quando esse acarreta mudanças morfológicas às palavras (flexões de caso gramatical, ou seja, declinações).

Alguns idiomas como Grego antigo, Latim, Sânscrito, Tâmil, Polaco, Russo, entre outros, têm um extensivo sistema de casos gramaticais através da declinação de substantivos, pronomes e adjetivos para indicar cada caso .

Formas de marcação

Conforme dito acima, todo idioma distingue casos, sendo que o que varia, na verdade, é a forma como a marcação de cada um desses casos é feita.

Declinação

No sentido mais estrito, declinação é a flexão de uma palavra, geralmente um nome (substantivo, adjetivo, pronome), que indica o caso em que essa palavra se encontra. O latim, o grego, o sânscrito, o finlandês e o inglês antigo são bons exemplos de línguas que possuem marcação de casos através de modificações no final das palavras.

Palavras auxiliares

Trata-se de classes gramaticais que agrupam ou reúnem palavras que, por si só, não possuem significado, mas que são importantes para a sintaxe. Encaixam-se nesta categoria as preposições e as posposições (também chamadas partículas), bem como as contrações, combinações e locuções prepositivas. Na maioria das línguas derivadas do latim, como o português, o espanhol, o francês e o italiano, bem como o inglês moderno, utilizam-se extensivamente das preposições.

Por outro lado, idiomas como o japonês e o coreano utilizam posposições para marcar os casos.

Exemplos de preposições

  • Português: de, a, ao, à, aos, para, a partir de, até, em, etc.
  • Inglês: of, of the, to, to the, for, from, until, on, in, at, etc.
  • Francês: à, de, pour, en, au, aux, chez, vers, avant, jusqu'à, dès, etc.
  • Espanhol: de, a, para, por, pero, adelante, puesto, hasta, con, etc.

Exemplos de posposições

  • Japonês: が (ga), は (ha, pronunciado "wa"), を (wo, pronunciado "o"), へ (he, pronunciado "e"), まで (made), から (kara), に (ni), で (de), etc.
  • Coreano: 가 (ga), 를 (reul), 로 (ro), 에 (e), 에서 (eseo), 의 (ui - pronuncia-se "e"), 한테 (hante), etc.

Construções frasais

A grande maioria dos idiomas, senão todos, utiliza essa forma, sendo que muitos a utilizam de forma complementar, juntamente com a utilização da marcação das palavras ou dos casos gramaticais que foram contemplados com sistemas de declinação e/ou posposição.

Ver também

Ligações externas