Caspian X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Caspian X
Nome Caspian X
Títulos Caspian X, Rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel, Imperador das Ilhas Solitárias e do reino de Telmar, Barão de Ettinsmor, Duque do Ermo do Lampião, das Sete Ilhas e de Galma, Conde do Reino Ocidental, Imperador da Ilha do Dragão e Rei de Terebinthia
Raça Humana
Naturalidade Nariniano (descendencia telmariana)
Família Rei Caspian IX (pai), Rei Miraz (tio), Rainha Prunaprismia (tia), Liliandil (esposa), Rilian (filho), Ramandu (sogro)
Habilidades Hábil espadachim, exímio navegador
Criador C.S.Lewis
Aparições em Livros
Principe Caspian (1951)
A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
A Cadeira de Prata (1953)
A Última Batalha (1956)
Aparições na Mídia
1988-1990 BBC: Jean-Marc Perret (criança)
Samuel West (adulto)
Geoffrey Russell (idoso)
2005-2010 The Walt Disney Pictures/20th Century Fox: Ben Barnes


Caspian X, Rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias, também conhecido como Caspian, o Navegador ou Caspian, o Explorador dos Mares, é um personagem fictício criado pelo autor britânico C.S. Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia. Sua primeira aparição deu-se no no quarto volume da série (em ordem cronologica), intitulado Príncipe Caspian. Além deste, o personagem também faz aparições em A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata e A Última Batalha, embora, que, neste último, só apareça no final, fazendo uma breve aparição.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Vida[editar | editar código-fonte]

Caspian X é filho do rei Caspian IX, sobrinho do rei Miraz e da rainha Prunaprismia e pai do rei Rilian no seu casamento com a filha de Ramandu. Seus descendentes governam Nárnia por mais sete gerações. Toda a vida de Caspian X desde sua infância até a sua entrada no País de Aslam está relatada nos livros da série. Ele teria vivido por 66 anos segundo a cronologia de Nárnia. Por ter sido rei de Nárnia ele acumula os títulos de Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias. Também possui o título de O Navegador.

Príncipe Caspian[editar | editar código-fonte]

Em Príncipe Caspian é relatada a origem do rei Caspian X. Seu pai rei Caspian IX foi assassinado pelo seu irmão Miraz que desejava o título de rei de Nárnia. Como Miraz não tinha filhos passou a aceitar que o então príncipe Caspian fosse seu herdeiro porém a situação muda quando a rainha Prunaprismia dá a luz a um filho. Doutor Cornelius, então tutor de Caspian, o aconselha a fugir do palácio para escapar de seu tio.

Nessa fuga ele encontra os antigos habitantes de Nárnia sobre os quais Doutor Cornelius lhe falava. Eles acabam por aceitá-lo como rei e ele passa a liderar a resistência contra o seu tio Miraz. Só consegue a vitória após usar a trombeta de Susana que traz os antigos reis (os irmãos Pevensie) e o próprio Aslam. Caspian então se torna rei de Nárnia.

A Viagem do Peregrino da Alvorada[editar | editar código-fonte]

Em A Viagem do Peregrino da Alvorada o rei Caspian X inicia uma viagem pelo Oceano Oriental de Nárnia em busca dos sete fidalgos que seu tio Miraz havia enviado em missão de explorar o mar para evitar a oposição deles no seu plano para subir ao trono.

Juntamente com Lúcia, Edmundo e Eustáquio eles navegam em direção leste descobrindo diversas ilhas. Em uma delas ele conhece a filha de Ramandu com quem se casa e mais tarde tem um filho, o príncipe Rilian.

A Cadeira de Prata[editar | editar código-fonte]

Em A Cadeira de Prata o rei Caspian X já está idoso e enfrenta a morte de sua esposa e o desaparecimento de seu único filho. Ele parte em viagem pelo mar para, segundo alguns narnianos, procurar Aslam e pedir-lhe um conselho sobre quem deveria ser seu sucessor. Enquanto isso, Eustáquio e Jill Pole partem para o norte com a ajuda de Brejeiro para procurar Rilian.

No final, ele retorna a tempo de rever o seu filho. Após a sua morte, Caspian é rejuvenescido por Aslam e acompanha Eustáquio e Jill de volta ao Colégio Experimental onde estudam para ajudar a combater uma gangue de alunos. Depois disso Caspian retorna ao País de Aslam.

A Última Batalha[editar | editar código-fonte]

Em A Última Batalha ele faz uma aparição rápida entre os vários personagens que são vistos novamente no País de Aslam.

Interpretações[editar | editar código-fonte]

  • Na série da BBC de 1988, Caspian é interpretado por Jean Marc Perret (criança), por Samuel West (adulto) e por Geoffrey Russel (idoso).
  • No filme da Disney de 2008, Caspian é interpretado por Ben Barnes
  • No filme da 20th Century Fox em 2010, uma vez mais será interpretada por Ben Barnes

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.