Theatre of Tragedy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cassandra (single))
Theatre of Tragedy
Theatre of Tragedy
Theatre of Tragedy em performance em Santiago, Chile
Informação geral
Origem Stavanger
País Noruega
Gênero(s) Gothic metal, death/doom, doom metal, metal industrial
Período em atividade 1993 - 2010
Gravadora(s) Nuclear Blast
Integrantes Raymond István Rohonyi
Nell Sigland
Frank Claussen
Vegard K. Thorsen
Lorentz Aspen
Hein Frode Hansen
Ex-integrantes Liv Kristine Espenæs
Tommy Lindal
Tommy Olsson
Pål Bjåstad
Geir Flikkeid
Erik T. Saltrø
Página oficial www.theatreoftragedy.com

Theatre of Tragedy foi uma banda norueguesa de metal gótico formada na cidade de Stavanger, em 1992. A banda utilizava-se de vocais masculinos guturais e vocais femininos líricos. Pouco tempo depois, a banda mudou drasticamente de estilo, adotando o metal industrial como padrão.

Seus três primeiros albums, o auto-intitulado, Velvet Darkness They Fear e Aégis definiram uma característica de vocais conhecida como a "bela e a fera" protagonizados por Liv Kristine e Raymond Rohonyi. Enquanto Kristine usava vocais sopranos e líricos, Raymond usava vocais guturais que entrava em contraste com os vocais enevoados e líricos de Kristine.

História[editar | editar código-fonte]

Theatre of Tragedy foi fundado em 1992 por Raymond István Rohonyi e Pål Bjåstad. Em 1993 o baterista Hein Frode Hansen deixou a sua banda Phobia e começou a procurar outro projecto musical. Um amigo seu disse-lhe que uma banda chamada Suffering Grief estava à procura de um baterista e Hansen juntou-se à banda.

Suffering Grief era composto por Raymond István Rohonyi, Pål Bjåstad e por Tommy Lindal. Nenhum baixista se havia juntado à banda, mas Eirik T. Saltrø tinha concordado em tocar com eles em concertos. Depois de encontrarem um local de ensaio, a banda decidiu trabalhar com alguns arranjos de piano, compostos por Lorentz Aspen. Na altura os vocais eram quase todos guturais.

Quando a banda compôs a sua primeira canção "Lament of the Perishing Roses", mudou o nome para La Reine Noir e depois para Theatre of Tragedy. A cantora Liv Kristine Espenæs foi convidada para fazer os vocais femininos e logo se tornou membro da banda.[1]

Liv Kristine foi a vocalista lírica do Theatre of Tragedy de 1993 a 2003.

Em 1994 a primeira demo foi gravada e em 1995 o primeiro álbum, Theatre of Tragedy, foi lançado.[2] Em 1996 seguiu-se Velvet Darkness They Fear e A Rose for the Dead, que contém material não lançado. Em 2021, Velvet Darkness They Fear foi eleito pela Metal Hammer como o 14º melhor álbum de metal sinfônico de todos os tempos.[3]

Em 1998, o lançamento do álbum Aégis. O crescimento da banda faz com que busquem maior visibilidade, então deixam a Massacre Records para assinar com a East West para distribuição de seus discos na Alemanha, e com a Nuclear Blast para o resto do mundo.[4]

Em 2003 Liv Kristine Espenæs e o seu marido Alexander Krull formaram uma banda (Leaves' Eyes) juntamente com músicos da banda Atrocity.

Em agosto deste ano, Theatre of Tragedy torna-se uma banda de metal industrial. A banda declara, no seu website,[5] que Liv Kristine Espenæs foi removida da constituição da banda devido a diferenças musicais que não podiam ser ultrapassadas. Liv Kristine diz, por seu lado, que foi despedida via e-mail, sem ter sido informada pessoalmente pelos restantes membros da banda.

Em 2004 a cantora Nell Sigland junta-se à banda. A banda lança o álbum Storm em março de 2006, seguindo-se uma turné europeia. Neste álbum, a banda aproxima-se mais do género dos seus primeiros álbuns.

Em 2009 é lançado o álbum Forever Is the World, com uma forte influência dos primeiros álbuns, contendo alguns vocais guturais do vocalista Raymond e tendo algumas músicas com o mesmo estilo dos álbuns Storm, Musique e Aégis.

Em fevereiro de 2010 foi anunciado o fim da banda para 2 de Outubro de 2010, seu aniversário de 18 anos.

"Após quase 17 anos de existência Theatre of Tragedy decidiu encerrar as atividades.

Esta não foi uma decisão fácil de ser tomada e temos pensado sobre isso por um longo tempo. Nós finalmente concordamos com ela durante a produção do nosso mais recente álbum Forever is the World.

Em setembro de 2010 a banda pede ajuda monetária para levantar fundos para o seu novo DVD Last Curtain Call.[6]

Membros[editar | editar código-fonte]

Antigos membros[editar | editar código-fonte]

  • Liv Kristine Espenæs- Vocal
  • Tommy Lindal - Guitarra
  • Tommy Olsson - Guitarra
  • Pål Bjåstad - Guitarra
  • Geir Flikkeid - Guitarra
  • Erik T. Saltrø - Baixo

Discografia[editar | editar código-fonte]

Demo[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EPs / Singles[editar | editar código-fonte]

Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Leaves' Eyes – Symphonies Fit for a King». DeadRhetoric.com. Consultado em 16 de junho de 2018 
  2. All Music. «Theatre of Tragedy - Biography by Mike DaRonco». Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
  3. Davies, Hywel; Dome, Malcolm; Goodman, Eleanor; Chantler, Chris; Gordon, Connie; Grady, Spencer; Rees, Adam; Selzer, Jonathan (17 de novembro de 2021). «The 25 best symphonic metal albums». Metal Hammer. Future plc. Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  4. Nuclear Blast. «THEATRE OF TRAGEDY». Consultado em 14 de fevereiro de 2020 
  5. «BLABBERMOUTH.NET». BLABBERMOUTH.NET. Consultado em 28 de outubro de 2014. Arquivado do original em 6 de junho de 2011 
  6. http://www.theatreoftragedy.com/news.php?postID=145123

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.