Cassidy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cassidy
Cassidy
Cassidy em maio de 2005
Informação geral
Nome completo Barry Adrian Reese
Também conhecido(a) como Cassidy, Tha Problem, Cass, The Hustla
Nascimento 7 de julho de 1982
Origem Filadélfia, Pensilvânia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1997 - atualmente
Gravadora(s) Ruff Ryders (2002-2009)
Full Surface (2002-2009)
J Records (2004-2008)
Kross Over Ent. (2009-presente)
Afiliação(ões) Swizz Beatz, Jag, AR-AB , Drag-On, Vinylz, B.A.D. Luck
Página oficial www.cassidymusic.com

Cassidy, nome artístico de Barry Adrian Reese, (Filadélfia, Pensilvânia, 7 de Julho de 1982), é um rapper americano. Seu maior sucesso é o álbum Split Personality realizado em 2004.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Barry Adrian Reese nasceu e cresceu na Filadélfia, Pensilvânia em 7 de Julho de 1982, Conhecido pelo seu nome artístico Cassidy, MC de Filadélfia, construiu um nome e reputação através das suas inegáveis enquanto battle mc. Participou igualmente em inúmeras mixtapes dando nas vistas. A sua credibilidade nas ruas ia se tornando cada vez maior, até ser descoberto por Swizz Beatz que o contrata para a sua editora, a Full Surface, incorporada na J-Records.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O primeiro álbum sai em 2004, Split Personality, marca ambém um ponto de viragem relativamente ao que Cassidy havia feito antes da estréia do álbum. O álbum traz um Cassidy claramente mais virado para o mercado do que, propriamente, para fazer a sua música como fizera anteriormente. Prova disso são temas como "Hotel", com R. Kelly, ou "Get No Better", com Mashonda. Contudo, o álbum resultou para Cassidy em grandes proveitos e a um lugar de destaque no universo do hip hop.

O álbum conta, para além dos já citados R. Kelly e Mashonda, com nomes como Snoop Dogg, Styles P, Swizz Beatz, Jadakiss, Jazze Pha, e Trina.

Apenas um ano depois Cassidy regressa com novo álbum, I'm a Hustla pretendendo demonstrar uma nova faceta de Cassidy e, de certa forma, quebrar com o que havia sido feito no primeiro álbum do jovem rapper. O single do álbum, "I'm a Hustla", dá-lhe igualmente nome, e utiliza no refrão um sample de Jay-Z.

Do tema acima mencionado existe ainda um remix com a participação de Mary J. Blige. De resto, é novamente um álbum bastante rico em colaborações. Neste surgem nomes como os de Nas, Swizz Beatz, Raekwon, Fabolous, Lil' Wayne, Quan, Mario e Mashonda. I'm a Hustla foi um dos melhores álbuns do ano de 2005. Um álbum de grande valor, desde o início até ao fim em que Cassidy põe em exibição todas as, enormes, qualidades que fazem dele um dos melhores rappers da atualidade.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles solo[editar | editar código-fonte]

Ano Música U.S. Hot 100 U.S. R&B U.S. Rap Álbum
2004 "Hotel" (feat. R. Kelly) 4 2 2 Split Personality
2004 "Get No Better" (feat. Mashonda) 82 51 25 Split Personality
2005 "I'm a Hustla" 34 8 5 I'm a Hustla
2005 "B-Boy Stance" - 75 - I'm a Hustla
2007 "My Drink N My 2 Step" (feat. Swizz Beatz) 33 11 6 B.A.R.S.

Participações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cassidy