Cassoulet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cassoulet já servido no prato
Cassoulet de Carcassonne
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cassoulet

O cassoulet (em languedociano, caçolet) é uma especialidade gastronômica de origem francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne,[1] principalmente o confit d'oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, linguiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.[2][3]

Põe-se o feijão de molho algumas horas antes que depois é cozido em fogo baixo numa casserole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet.

Três cidades, Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse, disputam a origem e o título de melhor variedade do prato desde a sua origem, provavelmente durante a Guerra dos Cem Anos. Porém o cozinheiro languedociano Prosper Montagné diz que "o cassoulet é o Deus da cozinha occitana: em Castelnaudary é o "Deus-pai", o "Deus-filho" é o de Carcassonne, e o "Espírito Santo" é o de Toulouse.

Na França, é muito comum se encontrar cassoulet já preparado em latas, variando o preço e ingredientes segundo a versão. As mais baratas contêm apenas feijão molho de tomate, alguns pedaços de carne de porco e salsichas baratas. Preparações mais caras usam gordura de ganso e também podem incluir salsichas de Toulouse, carne de ganso, cordeiro ou confit de pato.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Receita de Cassoulet (ou feijoada francesa)». Consultado em 12 de abril de 2023 
  2. «Como fazer cassoulet clássico francês». Na Cozinha da Helô. Consultado em 12 de abril de 2023 
  3. «Pratos típicos franceses: Cassoulet». Meus Destinos Imperdíveis. Consultado em 12 de abril de 2023