Cast Away

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Náufrago
Náufrago (PRT/BRA)
Cast Away
 Estados Unidos
2001 •  cor •  144 min 
Género drama
aventura
Direção Robert Zemeckis
Produção Jack Rapke
Robert Zemeckis
Steve Starkey
Tom Hanks
Roteiro William Broyles Jr.
Elenco Tom Hanks
Helen Hunt
Música Alan Silvestri
Edição Arthur Schmidt
Distribuição Estados Unidos 20th Century Fox
Brasil Universal Pictures
Idioma inglês
russo
Orçamento US$ 90 milhões
Receita US$ 429.632.142

Cast Away (br: Náufrago / pt: Náufrago) é um filme americano, da 20th Century Fox e DreamWorks lançado no ano de 2001. Narra a história de um empregado da FedEx que sofre um acidente aéreo e vai parar numa ilha desabitada no meio do Pacífico Sul. É incomum no cinema em Hollywood que, durante a maior parte do filme, só haja um personagem humano. O filme Recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator (Para Tom Hanks)[1] e Melhor Mixagem de Som.

Tom Hanks, ator principal do filme venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama[2], além de ser indicado para o BAFTA[desambiguação necessária], o Screen Actors Guild e ao Óscar de Melhor Ator Principal

Sinopse

Predefinição:Revelações sobre o enredo O filme conta a história de um encarregado da FedEx, Chuck Noland (Hanks), cuja vida é sempre ocupada de mais para lidar com os assuntos familiares e sentimentais. Após um acidente com um avião da companhia (ele é o único sobrevivente), acaba isolado em uma ilha, onde é obrigado a sobreviver sem nenhuma das "regalias" que existem na vida contemporânea, tendo apenas como companhia uma foto da sua mulher e uma bola de vôlei, a qual apelida de Wilson (sendo, na verdade, a marca da bola). Por quatro anos, Noland é obrigado a sobreviver e pensar em algum modo de sair da ilha, construindo assim uma jangada para poder ir para o alto mar, com a esperança de encontrar algum território.

Wilson

Wilson é o nome do amigo imaginário criado pelo personagem Chuck Noland (Hanks) no filme. Wilson é uma bola de vôlei na qual Chuck, em um acesso de raiva, a pega com sua mão sangrando e a joga para longe, fazendo assim com que permanecesse na mesma uma mancha similar a um rosto humano. Chuck a tratava como um amigo nos momentos de solidão. O nome se deve ao fato da marca da bola ser Wilson.

Elenco

Crítica e audiência

No site Rotten Tomatoes,o filme tem aprovação de 90%,com base em 154 críticas com avaliação 7.4/10,e ganhou o seguinte consenso:´´Imperfeito,mas fascinante,Cast Away oferece um roteiro inteligente,um dos mais maduros de Robert Zemeckis e um desempenho vitrine de Tom Hanks``.Por parte da audiencia teve média 3.5/5 e 83% de aprovação.

Referências

  1. «'Cast Away' Director Defies Categorizing». New York Times. 2000. Consultado em 18 outubro de 2012 
  2. «The 73rd Academy Awards (2001) Nominees and Winners». oscars.org. Consultado em 19 de novembro de 2011 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Náufrago