Castello Odescalchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Castello Odescalchi em Bracciano, Itália.

O Castello Odescalchi localiza-se em Bracciano, na Itália. Existe ainda o Castello Odescalchi di Santa Marinella, em Roma.

A cerca de 43 quilômetros de Roma, ergue-se em posição dominante no centro histórico da povoação, na margem Sul do lago de Bracciano. Misto de arquitectura militar e civil, é considerado como um dos mais majestosos da Itália.

O castelo foi construído na segunda metade do século XV pela família Orsini, passando posteriormente para a família Odescalchi, cujos ancestrais incluem Benedetto Odescalchi, o Papa Inocêncio XI.

Uma das atrações do Castelo é o Museu, criado pelo príncipe D. Lívio IV Odescalchi, aberto ao público em 1956.

Tendo abrigado personagens ilustres como o rei Carlos VIII da França, atualmente é utilizado como Centro de Convenções, para jantares de gala e recepções, tendo capacidade para até 1.400 pessoas.

Características[editar | editar código-fonte]

Com uma área construída de 3.000 m², as muralhas do castelo são amparadas por seis torres. O portão de entrada do castelo rasga-se na base da torre Oeste: a partir dele, abre-se ao visitante o hall de entrada, conhecida como o Hall do Papa, uma vez que o Papa Sixto IV aqui esteve como convidado em 1481. O hall, dominado por uma larga escadaria circular, conduz ao Estúdio e à Biblioteca. Uma terceira sala também recebe o nome um convidado ilustre, que aqui esteve em 1900: o rei Umberto I de Itália. Após a Sala do Tríptico e o Hall de Pisanello, sucede-se o Hall dos Césares, ao longo de cujas paredes - decoradas por afrescos de Antoniazzo Romano - enfileiram-se os bustos dos doze Césares.

Outra sala digna de nota é a dos Orsini. Após o Hall de Isabella, o visitante sobe as escadas até ao segundo pavimento onde ingressa no Hall de Hércules e no Hall de Armas, onde pode apreciar uma vasta coleção de armaduras medievais. Da loggia, inicia-se um passeio panorâmico ao longo do adarve, que une as seis torres, e do qual se pode admirar o Jardim Secreto. Um elegante pórtico assinala o fim do percurso.

Eventos[editar | editar código-fonte]

O castelo é procurado para a realização de eventos. Entre esses se destacaram:

A lenda do Castelo[editar | editar código-fonte]

A tradição local afirma que o castelo é mal-assombrado, ligado-o a uma antiga maldição.

De acordo com uma versão, o senhor do castelo, príncipe de Bracciano, Paolo Giordano Orsini, tendo se apaixonado por Vittoria Accoramboni, estrangulou em Florença a sua esposa legítima, a poetisa e música Isabella de Médici, então com trinta e quatro anos de idade. Não satisfeito, Orsini teria mandado assassinar o marido de Vittoria. O casal, assim unido, teria habitado o castelo, sobre o qual paira a sombra do duplo homicídio, e no qual se afirma, circula o fantasma da duquesa Isabella de Medici.

Outra versão da lenda afirma que a duquesa recebia os seus numerosos amantes em seus aposentos por uma porta secreta. Exigente e caprichosa castigava aqueles que não conseguiam satisfazê-la, fazendo-os sair por uma porta diversa, que acedia um profundo poço onde afiadas pontas de ferro os conduziam à morte.

Ao tomar ciência das infidelidades da esposa, Orsini, a princípio, recusou-se a acreditar. Entretanto, durante as férias na residência do casal em Florença, escondendo-se, ouviu a confissão da duquesa. Com a sua honra ultrajada, estrangulou-a. Embora o crime tenha ocorrido em Florença, o fantasma vaga no castelo em Bracciano, particularmente no quarto onde a duquesa mantinha os seus encontros.

Uma variante desta última lenda assegura, entretanto, que a saída dos infelizes amantes do quarto conduzia às profundas águas do lago.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Castello Odescalchi
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.