Castelo Real de Mogador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Castelo Real (Adriaen Matham, 1641).
Castelo Real (Théodore Cornut, 1767).
Ilha de Mogador (século XVIII).
O "Scala del Mar": o Castelo Real localizava-se na sua extremidade (a vermelho).

O Forte de Mogador, melhor conhecido como Castelo Real de Mogador, localizava-se na cidade de Mogador, atual Essaouira, no litoral do Marrocos.

História[editar | editar código-fonte]

Esta fortificação foi erguida a partir de 1506 por forças portuguesas sob o comando de Diogo de Azambuja (que em 1482 havia erguido a fortaleza de São Jorge da Mina), com a função de controle daquele pequeno porto e de apoio às rotas ao longo da costa marroquina entre Safim, onde forças portuguesas estavam estabelecidas desde o final do século XV, e Agadir, que havia sido ocupada em 1504. A sua posição, no litoral, permitia que recebesse, com facilidade, suprimentos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Para o efeito foi escolhida uma pequena ilha, atualmente denominada "La Petite Île", em estilo manuelino, em uso aquela época no ultramar português.

Concluída a construção, Diogo de Azambuja assumiu o seu comando, sendo sucedido por Francisco de Miranda e D. Pedro de Azevedo.

Em 12 de maio de 1510, o soberano nomeou Nicolau de Sousa como seu comandante vitalício, mas logo depois a posição seria atacada pelos berberes até que, em Dezembro do mesmo ano, a praça necessitou ser abandonada, e a sua guarnição realocada em Safim.

Nos séculos seguintes, a fortificação foi ocupada episodicamente pelos berberes.

Do século XVIII aos nossos dias[editar | editar código-fonte]

A estrutura do primitivo Castelo Real foi totalmente demolida de acordo com o projeto de construção da cidade de Essaouira e sua fortificação, por iniciativa de Mohammed ben Abdallah no século XVIII, com projeto do arquiteto francês Théodore Cornut.

No local do primitivo castelo ergue-se a atual fortificação, denominada "Scala del Mar". Embora nenhum elemento da fortificação portuguesa haja subsistido, a análise de antigos mapas indica que a sua localização era na extremidade do "Scala del Mar".

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SANCEAU, Elaine. "The reign of the fortunate king, 1495-1521". Archon Books, 1970. p. 89.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.