Castelo Real de Mogador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo Real de Mogador
Apresentação
Tipo
Estilo
Patrocinador
Estatuto patrimonial
Estado de conservação
demolido (d)
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Castelo Real (Théodore Cornut, 1767).
Ilha de Mogador (século XVIII).
O "Scala del Mar": o Castelo Real localizava-se na sua extremidade (a vermelho).

O Forte de Mogador, mais conhecido por Castelo Real de Mogador, localizava-se na cidade de Mogador, atual Essaouira, no litoral do Marrocos.

História[editar | editar código-fonte]

Esta fortificação foi erguida a partir de 1506 por forças portuguesas sob o comando de Diogo de Azambuja (que em 1482 havia erguido a fortaleza de São Jorge da Mina), com a função de controlo daquele pequeno porto e de apoio às rotas ao longo da costa marroquina entre Safim, onde estavam estabelecidas forças portuguesas desde o final do século XV, e Agadir, que havia sido ocupada em 1504. A sua posição, no litoral, permitia que recebesse, com facilidade, suprimentos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Para o efeito foi escolhida uma pequena ilha, atualmente denominada "La Petite Île".

Concluída a construção (em estilo manuelino, em uso aquela época no ultramar português), Diogo de Azambuja assumiu o seu comando, tendo-lhe sucedido Francisco de Miranda e D. Pedro de Azevedo.

Em 12 de maio de 1510, o soberano nomeou Nicolau de Sousa comandante vitalício, mas logo a seguir a posição seria atacada pelos berberes. Em Dezembro do mesmo ano, a praça teve de ser abandonada, sendo a guarnição transferida para Safim.

Nos séculos seguintes, a fortificação foi ocupada episodicamente pelos berberes.

Do século XVIII aos nossos dias[editar | editar código-fonte]

A estrutura do primitivo Castelo Real foi totalmente demolida de acordo com o projeto de construção da cidade de Essaouira e sua fortificação, por iniciativa de Maomé ibne Abedalá no século XVIII, com projeto do arquiteto francês Théodore Cornut.

No local do primitivo castelo ergue-se a atual fortificação, denominada "Scala del Mar". Embora nenhum elemento da fortificação portuguesa haja subsistido, a análise de antigos mapas indica que a sua localização era na extremidade do "Scala del Mar".

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SANCEAU, Elaine. "The reign of the fortunate king, 1495-1521". Archon Books, 1970. p. 89.

Ver também[editar | editar código-fonte]