Castelo da Mota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Castelo da Mota, Medina del Campo, Espanha.

O Castelo da Mota localiza-se na cidade de Medina del Campo, município e província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão, na Espanha.

A toponímia "mota" refere uma elevação artificial erguida para melhorar a defesa do castelo. A sua primitiva construção remonta ao século XII, tendo sofrido obras de ampliação e remodelação até ao século XV.

Dominado pela Torre de Menagem, do alto da qual se descortina o amplo pátio de armas, em sua muralha ameada, percorrida por adarve, rasga-se o portão de acesso, primitivamente acedido por uma ponte levadiça (hoje fixa). Posteriormente foi-lhe acrescentado uma muralha exterior, abaluartada, preparada para receber artilharia.

Esta fortificação teve, além da função militar, a de prisão real. Perdida a sua função estratégica, o castelo foi abandonado, caindo em ruínas.

No século XX, após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi recuperado pelo poder público, tendo se convertido no primeiro monumento em Medina del Campo a ser declarado Bem de Interesse Cultural (B.I.C.).

Commons
O Commons possui multimídias sobre Castelo da Mota


Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.