Castelo da Vidigueira (Évora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Castelo da Vidigueira
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;"/>
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
(DL 41.191 de 18 de Julho de 1957.)
Aberto ao público

O Castelo da Vidigueira, também referido como Torre das Vidigueiras, no Alentejo, localiza-se na freguesia, povoação e concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, em Portugal.

À semelhança da Torre do Esporão constitui-se em exemplar da arquitetura militar alentejana à época, a sua edificação prendendo-se a questões de afirmação social. Muitas famílias nobres em ascensão mandavam edificar nos seus senhorios ou nas urbes onde viviam, torreões que serviam de residência ou de local de pernoite, com o objetivo salientar o prestígio da sua linhagem e a sua nova condição social.

Esta edificação trata-se também de uma torre, adaptada a residência senhorial por volta do século XVI. A primitiva construção, de planta quadrangular, foi acrescida de um pavilhão e remodelada ao gosto romântico.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 18 de Julho de 1957.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Castelos de Portugal :: Distrito de Évora

Águias :: Alandroal :: Arraiolos :: Azinhalinho :: Borba :: Coelheiros :: Esporão :: Estremoz :: Évora :: Évora Monte :: Juromenha :: Lousa :: Mau Vizinho :: Monsaraz :: Montemor-o-Novo :: Mourão :: Olivença :: Portel :: Redondo :: Terena :: Val-Boim :: Valongo :: Veiros :: Velho do Degebe :: Vidigueira :: Viana do Alentejo :: Vila Viçosa

Ver também: Fortalezas de Portugal


Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.