Castelo de Iga Ueno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Castelo de Iga Uneo (em kanji: 伊賀上野城, transliterado: Iga ueno-jō), também conhecido como Castelo de Ueno (上野城, Ueno-jō) ou ainda Castelo de Hakuho (白鳳城, Hakuhō-jō) localiza-se na cidade de Iga, na prefeitura de Mie, Japão.

Esta pequena e isolada cidade mantém intactas algumas características de seu passado feudal, quando sediou a maior e mais importante escola de ninjutsu do país, onde surgiu o Iga-ryu, um dos mais famosos estilos ninja. Nela também viveu, no século XVI, Hattori Hanzo, um ninja célebre cultuado até aos nossos dias, e aqui nasceu Matsuo Bashô, um dos maiores poetas de haikai do Japão.

História[editar | editar código-fonte]

O imponente castelo da povoação remete ao tempo do shogunato. Foi erguido por volta de 1608 pelo daimyo Todô Takatora, conhecido também como excelente arquiteto.

No século XX, em 1935, o castelo foi reconstruído.

A beleza do castelo serviu de cenário para o filme Kagemusha, a sombra do samurai, do renomado diretor de cinema Akira Kurosawa.

Características[editar | editar código-fonte]

O castelo possui paredes em madeira.

A edificação destaca-se por seus muros, com mais de trinta metros de comprimento, considerados dos maiores do Japão.

Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.