Castelo de Orzorrotz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Castelo de Orzorrotz localiza-se entre os termos dos municípios de Ituren e Zubieta, na província e comunidade autónoma de Navarra, na Espanha.

Ergue-se no alto da penha de Ekaitza, a 1.046 metros acima do nível do mar, em posição dominante sobre as povoações.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que possa ter sido erguido na passagem do século XII para o século XIII, embora só haja referências documentais à sua existência a partir de 1298. Segundo a informação coeva, a sua guarnição habitual seria de 10 a 15 homens, tendo chegado, em alguns momentos, até 40 homens.

No início da década de 1520, no contexto da rivalidade entre Carlos I de Espanha e Francisco I de França, pela posse do império herdado pelo primeiro, o soberano francês (aproveitando-se da Guerra das Comunidades que assolava Castela, das Germânias, em Valência, e em apoio declarado a Henrique II de Navarra) iniciou a conquista da região da Alta Navarra (recém-conquistada pela Espanha em 1512), dando lugar a um levante geral da população navarresa (1521). Com a reconquista espanhola da região, foram retomados, em Março de 1522, a cidade de Roncesvalles e o Castelo de Orzorrotz, então arrasado.

Em 2010, apenas subsistiam as ruínas das suas fundações.

Características[editar | editar código-fonte]

O castelo apresentava as dimensões de 16 metros de comprimento por 13 metros de largura.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GARDE, Iñaki Sagredo. Navarra. Castillos que defendieron el Reino. 2006. ISBN 84-7681-477-1
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.