Castelo de Petrer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Petrer, Espanha: nevada de 28 de Janeiro de 2006.

O Castelo de Petrer localiza-se no termo do município de Petrer, na província de Alicante, na comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha.

Ergue-se sobre um monte escarpado em posição dominante a Leste sobre a povoação. Do alto de suas muralhas descortina-se todo o vale do rio Vinalopó. A sua função estratégica era a de controle da passagem entre a meseta castelhana e o litoral mediterrânico.

História[editar | editar código-fonte]

Remonta a uma fortificação muçulmana erguida entre o final do século XII e o início do século XIII, acredita-se sobre os restos de uma fortificação mais antiga.

O castelo foi tomado pelos Mouriscos quando das revoltas de 1265; para recuperá-lo, o Infante Afonso de Castela (Alfonso de Trastámara y Avís) recorreu ao auxílio de Jaime I de Aragão, que prontamente o reconquistou.

O conjunto sofreu intervenção de consolidação e reconstrução, concluída em 1982, encontrando-se actualmente recuperada. A torre de menagem encontra-se requalificada como espaço cultural, abrigando exposições. O conjunto está classificado como Conjunto Histórico-Artístico de Interesse Nacional desde 1983.

Características[editar | editar código-fonte]

Apresenta planta no formato poligonal, em alvenaria com reforço de silharia nas suas arestas. O alto das suas muralhas é ameado.

A muralha exterior é constituída por dois panos em taipa, separados por um torreão central e cubelos nas extremidades. O elemento mais destacado do conjunto é a torre de menagem, de planta quadrada, dividida internamente em dois pavimentos e um sótão, que servia como cisterna no período islâmico. Este espaço, posteriormente, foi utilizado como prisão.

Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Petrer