Castelo de San Vicente de la Barquera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de San Vicente de la Barquera
Castillo de San Vicente de la Barquera
Castelo de San Vicente de la Barquera
Vista do Castelo.
Tipo
Construção Século XIII
Função atual Museu e espaço para esposições
Geografia
País Espanha
Município San Vicente de la Barquera
Comunidade Autónoma Cantábria
Coordenadas 43° 23' 07" N 4° 23' 58" O

O Castelo de San Vicente de la Barquera, também conhecido como Castelo del Rey, localiza-se no município de San Vicente de la Barquera, na província e comunidade autónoma de Cantábria, na Espanha.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a primitiva estrutura defensiva neste local remonte a um castelo erguido no contexto da Reconquista cristã da península, quando da ação de repovoamento da região promovida por Afonso I das Astúrias ainda na Alta Idade Média.

A actual estrutura é fruto de alterações posteriores, a partir do século XIII. Junto com a cerca da vila, constituía o seu sistema defensivo.

O castelo sofreu intervenção de restauro na década de 1990, quando foi requalificado. Actualmente abriga um museu e um espaço para exposições.

Encontra-se classificado, na categoria de Monumento, como Bem de Interesse Cultural da Cantábria. Um Acordo de 28 de Outubro de 2002 (publicado no Boletim Oficial da Cantábria de 7 de Novembro, e republicado com correcção de erros no dia 13) tornou pública essa declaração, em virtude do estabelecido na 2ª. Disposição Adicional à Lei 16/1985, de 25 de Junho, do Património Histórico Espanhol, que considera de Interesse Cultural os bens a que se refere o Decreto de 22 de Abril de 1949 que dispõe sobre a protecção dos Castelos de Espanha.

Características[editar | editar código-fonte]

O castelo, em posição dominante no alto de uma elevação rochosa, fecha a antiga cerca da vila. Apresenta planta orgânica (adaptada ao terreno), com mais de cinquenta metros em sua parte mais extensa e cerca de vinte metros na parte mais larga, em alvenaria de pedra com silharia nos vértices e nos vãos. Possui duas torres, uma de planta quadrangular a Leste, e outra, pentagonal, a Oeste. São unidas por um corpo central, que originalmente era recoberto por abóbada, hoje desaparecida.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo de San Vicente de la Barquera
Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.