Castelo do Mascarat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Castelo do Mascarat localiza-se no município de Calpe, província de Alicante, na comunidade autónoma da Comunidade Valenciana, na Espanha.

Ergue-se no alto do pico de "El Castellet", a 256 metros acima do nível do mar, em posição dominante sobre a baía de Calpe e o antigo caminho real através das gargantas do Mascarat.

História[editar | editar código-fonte]

Da primitiva construção, edificada ao final do século XVI para prevenir os ataques dos piratas da Barbária, resta apenas uma estrutura que poderá correspondet aos restos da torre ou atalaia principal. O castelo foi erguido sobre os restos e com o reaproveitamento dos materiais do antigo Castelo de Calp, que existiu entre os séculos XII e XIV, e do qual podem ser observados os restos das fundações dos panos de muralhas e as cisternas escavadas na rocha.

As suas características arquitectónicas confirmam a origem muçulmana da fortificação, uma vez que em 1257 o Castelo de Calp é mencionado em um documento relativo às renda que Jaime I de Aragão deveria receber do dito castelo, das mãos de seu alcaide, o senhor de Carroz. A defesa e manutenção do castelo foram um dos problemas que mais documentação geraram, neste período de repovoamento da região. O primeiro alcaide de que se tem notícia foi Pedro Martínez de Pereixolo, que chegou a manter até quinze homens armados, de forma permanente, no castelo.

Actualmente podem ser observados a base da torre, assim como uma das paredes, com 4 metros de comprimento por 0,75 metros de espessura com 4,5 metros de altura, em taipa, que ainda conserva seteiras. Das demais, restam apenas as fundações. Os vestígios da cisterna encontram-se aos pés deste lance de muro e seguiam a mesma linha; ela provavelmente estaria no interior da torre.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CAMPÓN GONZALVO, J.; PASTOR FLUIXÀ, J.. Nuevas aportaciones a la historia de Calp. Calpe, 1989.
  • QUILES CALERO, I.. El impacto de la conquista feudal en la comarca de la Marina Baja (Alicante). El papel de los castillos (siglos XIII-XIV). in: IV Congreso de Arqueología Medieval Española (Alicante, 1993). Alicante, 1994. p. 499-507.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castelo do Mascarat


Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.