Católico de todos os armênios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Patriarca Supremo e Católico de Todos os Armênios (ou então Católico de Todos os Armênios, Católico de Toda a Armênia) é o bispo chefe da Igreja Apostólica Armênia, com sede administrativa é sediada em Vagarsapate, fundada em 301, uma das Igrejas não calcedonianas do oriente. Embora seja uma Igreja ortodoxa, não está submissa nem à Igreja Católica nem à Igreja Ortodoxa, somente aceitando os três primeiros concílios ecumênicos (Concílio de Niceia, Concílio de Constantinopla e Concílio de Éfeso).

O primeiro Católico de Todos os Armênios foi Gregório, o Iluminador. A Armênia foi a primeira nação a ter a religião oficial cristã, antes mesmo de Constantino.[1] [2]

Referências

  1. Toumanoff 1967, p. 83-84; 377
  2. Binns 2002, p. 30

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Toumanoff, Cyril. Studies in Christian Caucasian History. [S.l.]: Georgetown University Press, 1967.
  • Binns, John. An Introduction to the Christian Orthodox Churches. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. ISBN 0-521-66738-0.