Cat Ninden Teyande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kyatto Ninden Teyande ( KNT )/Samurai Pizza Cats ( SPC ) é um desenho animado japonês ( anime ) produzido em 1989 pela Sotsu Agency e Tatsunoko Production Co., Ltd. ( a mesma de Speed Racer ). O nome Kyatto Ninden Teyande significa em japonês Gatos Lendários Ninjas. Em 1990, a produtora americana Saban Entertainment ( que posteriormente criou os Power Rangers ) comprou os direitos de Kyatto Ninden Teyande, criando novos roteiros, editando algumas cenas e retrabalhando as músicas. O nome do desenho passou para Samurai Pizza Cats. Passou no Brasil pela Rede Globo nos extintos Xou da Xuxa, Sessão Aventura, TV Colosso e Xuxa Park; e no SBT no Programa do Bozo, Show da Simony, Oradukapeta, Show Maravilha e em outros programas desta emissora.

O desenho se centraliza na Pequena Tóquio ( Edorópolis ), onde o tradicional conhece o futurístico e onde os servos Pizza Cats trabalham em seu fast-food de pizzas. A Pequena Tóquio é habitada por tipos de animalóides ( "andróides animais" ), cujo governador oficial é o Imperador Fred ( Shogun Tokugawa ), mas devido às suas alucinações, sua filha Princesa Violeta ( Usa Hime ) e o conselho o substituíram. O líder do conselho é o 1o ministro Seymour Queijão ( Kon no Kami ) que tenta colocar a Pequena Tóquio sob suas patas e que sonha em ser o governador.

O único que sabe os planos malignos do Queijão é o comandante da Guarda do Palácio chamado Al Dente ( Wanko-no-Kami ). Sendo insuficiente provar para desmascarar Queijão o quanto ele é, Al Dente decide chamar três jovens gatos guerreiros, os Samurai Pizza Cats ( Nyanki, um trocadilho de nyan ( "miau" ) e Yankee ). Cada um tem suas manobras e armas únicas que os ajudam a deixar os habitantes da Pequena Tóquio salvos dos planos malignos do Seymour Queijão, que às vezes usam a forma de um robô gigante.

Agora, os simples Pizza Cats se tornam em grandes Samurai Pizza Cats e passam a lutar contra os malfeitores.

Mas os Samurai Pizza Cats não ficam sozinhos, porque eles contam com a ajuda da Equipe de Resgate ( General Gatão ( Rikkinoshin ), Bat Gato ( Mietoru ), Spritz T. Gato ( Nekki ) e Miauzma Ferramenta ( Gotton ).

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Speedy Servicho ( Yattaro ), líder dos ( Samurai ) Pizza Cats. Usa sua Espada Mágica Ginzu que se separa em 2 espadas com o poder indestrutível. Sabe-se que em algum episódio a espada normal se chama "Binky". Speedy confia em si mesmo e adora posar para as câmeras depois de cada vitória. Ele tem olhos azuis e veste uma armadura branca.
  • Polly Ester ( Pururun Nyan ) que usa o amor como arma. Usa suas garras e corações de pedra como armas. É a única garota do grupo. Embora Speedy seja o líder, Polly divide de forma mais justa a liderança de seus companheiros no fast-food de pizza. Ela sabe mostrar que está com raiva, possui uma personalidade dinâmica e independente, tem olhos azuis, usa armadura vermelha e rosa, e toca flauta no início de cada luta.
  • Guido Anchova ( Sukashii ) que tem seu guarda-chuva mágico como arma que hipnotiza os malfeitores ou os liquida com um raio de fogo. Guido é melhor amigo de Speedy, mas mesmo assim os dois brigam por causa de seu amor à Lucille. É um cara legal residente e amado pelas garotas pelas quais ele se enlouquece. Tem olhos vermelhos e usa armadura azul.
  • Francine ( Otama ), a proprietária do fast-food de pizza. Ela não participa das missões, mas ainda assim faz um papel vital. Ela atira os Pizza Cats do canhão de lançamento com forma de revólver ( uma paródia do filme japonês Cyber Ninja ). Ela também cuida do caixa, daí seu amor por dinheiro. Usa roupas de sua cor favorita: verde ( a cor do dinheiro ).
  • Equipe de Resgate ( Otasuke Ninja ): quando os Samurai Pizza Cats se encontram em graves problemas, eles tocam seu sininho na coleira em seus pescoços, avisando Francine a chamar qualquer um da Equipe de Resgate em ação. Ironicamente, um só membro da Equipe de Resgate é às vezes suficiente para as exigências dos heróis.
    • General Gatão ( Rikkinoshin ), uma interpretação felina do General Patton da vida real. Tem um par de canhões atiradores de fogo em suas costas. É líder da Equipe de Resgate. Geralmente, seu bordão é: "Ainda não estou pronto prá lutar! Você nem viu nada ainda!"
    • Bat Gato ( Mietoru ) que usa suas asas e demais equipamentos para flutuar. Seu nome é às vezes uma interpretação felina de Batman, apesar de não ter semelhanças com esse personagem.
    • Miauzma Ferramenta ( Gotton ) que usa britadeiras em luvas, capacetes e rabo que facilitam o cav'um túnel.
    • Spritz T. Gato ( Nekki ) que, diferentemente da maioria dos gatos, gosta de natação. Ele usa jatos aquáticos de alta pressão. Seu nome é um trocadilho do famoso personagem erótico de HQ de Robert Crumb chamado Fritz, o Gato.
  • Lucille ( Omitsu ), uma ovelha proprietária da casa de chá. Speedy e seu melhor amigo Guido querem que ela seja sua esposa e podem estar brigando sem parar por esse motivo. Lucille pode perder o seu controle o que atira mísseis teleguiados deixando em geral Speedy e Guido com graves ferimentos, embora de vez em quando possa também usá-los contra os vilões.
  • O Grande Al Dente ( Inuyama Wanko-no-Kami ): o cão líder da Guarda do Palácio e chefe dos Samurai Pizza Cats.
  • Imperador Fred ( Shogun Tokugawa Iei Iei ): o panda governador legal da Pequena Tóquio, responsável pelas melhores cenas cômicas, que fala frases sem nenhum sentido e tira seu leque. Portanto, possui um conselho que toma decisões por ele. No entanto, em alguns 4 episódios, ele fala corretamente.
  • Princesa Violeta ( Usako Hime Tokugawa ): a filha coelha adolescente do Imperador Fred, o governador não oficial da Pequena Tóquio. Assim como Polly Ester, ela sabe mostrar que está maluca de raiva e expulsa quem a despreza para a Terra dos Prisioneiros e para a Terra dos Extras.
  • Guru Lou ( Nekomata Reikainosuke, Daisensei ): um velhote gato que vive sozinho nas montanhas externas da Pequena Tóquio. Quando os Samurai Pizza Cats se encontram em grandes riscos, eles procuram sua ajuda. Ele também lhes mostra como conseguir o poder Supremo Gatatônico, que os Samurai Pizza Cats chamam ocasionalmente durante a batalha, provendo deles o seu próprio robôzão, assim como as armaduras adicionais que os deixam capazes de voar. O nome desse poder é uma referência ao estado catatônico.
  • Mamãe Mutt e Filhinho Júnior ( Itsumono Oya e Itsumono Ko ): uma parte pequena mas constante do desenho. Sua mãe cadela e seu filhote fazem comentários bobos sobre os Samurai Pizza Cats cada vez que eles se apresentam. Também fazem comentários sobre a Guerra no Conflito e o presidente dos EUA George W. Bush.
  • Seymour Queijão ( Kitsunezuka Ko'on-no-Kami ), o raposo membro do conselho e rato líder dos malfeitores. Sempre planejando em colocar a Pequena Tóquio sob seus pés. Quando ninguém está o vendo, ele gosta de se maquiar e se vestir como mulher. Toda vez que nada sai de acordo com seus planos, Queijão explode, nunca morre explodido, embora isso estrague tudo ao seu redor com a explosão.
  • Jerry Atric ( Karasu Gennarisai ): um velho corvo conselheiro do Queijão e líder dos Corvos Ninja. Ele sempre tenta acalmar o raivoso Queijão durante a vitória dos Samurai Pizza Cats. Debaixo do seu elmo, Jerry é careca. Às vezes ele tenta destronar o Queijão, mas no fundo, ambos são companheiros.
  • Pássaro Ruim ( Karamaru ), o corvo malfeitor da Pequena Tóquio e rival do Speedy. Todos dizem que ele não é um personagem muito preparado, mas às vezes é mais preparado que o Queijão ou Jerry. Seu bom sonho é ser tão ruim e poderoso como seu pai que foi o Pássaro Ruim original. Sua amiga de infância é Carla ( Okara ).
  • Corvos Ninja do Queijão ( Ko'on-no-Kami no Karasu Ninja ): exército pessoal de assassinos de Jerry Atric e Queijão, cujo líder é o malfeitor da Pequena Tóquio e rival de Speedy chamado Pássaro Ruim. Eles são os primeiros a dar as caras com os Samurai Pizza Cats nas batalhas, que facilmente são derrotados pelos heróis.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Pizza Cats de Nova Iorque: a Pequena Tóquio não é a única cidade sob proteção dos Samurai Pizza Cats. O episódio "Uma Missão Em Manhattan ( Olá! Yattaro Voa Para Outro País )" que se passa na cidade de Nova Iorque mostra os Samurai Pizza Cats passeando na Broadway e visitando seus parentes cujos nomes são interpretações de cantores americanos populares da década de 80:
  • Barulho Ruim ( Yami no Yon Nin Shu ): uma banda de pop/rock/rap de 4 corvos que às vezes é contratada pelo Queijão, e que é malciosamente equivalente à Equipe de Resgate. Seus membros são:
    • Max Feio, o Corvo Magnífico ( Zankaa ), o líder do Barulho Rude. Seu nome é uma interpretação de Mad Max, personagem do filme homônimo, interpretado por Mel Gibson. Seu sobrenome é uma interpretação de um homem pré-historico das cavernas de Cromagnon.
    • Bateria Bala de Canhão ( Bonkaa ), cujo nome é uma interpretação de um saxofonista de jazz Julian Cannonball Adderley.
    • Mojo Rojo ( Rekkaa )
    • Rony Guisemore ( Uokkaa ), cujo nome é parecidamente uma interpretação de Tom Sizemore.

Guia de episódios[editar | editar código-fonte]

  • Gatos, Derrotem O Dragão Aterrorizante! ( Grupo Secreto Ninja, Nyanki Despacha! )
  • O Monstro Do Sushi ( A Cidade Está Cheia De Sushi! Pânico! )
  • O Drama Subterrâneo ( Cave Cav'um Túnel E Cave Mais! )
  • O Grande Galo Dourado ( Problemas? Uma Carta Vai Resolver Isso! )
  • Sensação Samurai Musical ( Nasce Um Ídolo? Doce Cilada Do Mundo Do Entretenimento )
  • O Porão Do Terror ( Exploração! Parque De Diversões Pr'uma Princesa Levada )
  • A Batata Nuclear ( Verdade!? Karamaru Se Torna Um Herói? )
  • O Romance Dramático ( É Medonho? O Segredo De Ko'on-no-Kami )
  • Grandes Problemas Pra Princesa Violeta ( A Princesa Está Excitada! Todos Se Preocupam! )
  •  ???? ( Teyande! Isto É Nyanki )
  • Gatinhos Quentes E Frios ( Pai Duma Criança Ofendida É Um Cientista Presenteado?! )
  • Gatinhos Francos ( Peça Incomum, Peça Maravilhosa! A Fraqueza Do Nyanki! )
  • Minissérie Os Pizza Cats São Apenas Humanos ( Nyanki Derrotado? Os 4 Ninjas Sombrios Atacam!/Marcha A Ré! Nyanki Flutua No Ar )
  • Esses Felinos Transformadores ( Desejo! Ko'on-no-Kami Quer Ser Popular )
  • O Caso Do Bilionário Bogus ( Mentira! O Shogun É Um Impostor!? )
  • O Curral De QI Do Queijão ( Onde? O Professor Escafedeu-se )
  • Escudo De Birutas ( Namoro E Namoro, Um Desafio De Beisebol )
  • Truque Do Múltiplo Tempo Do Speedy ( Encontro Duplo Está Cheio De Perigo )
  • Escola De Striptease Samurai ( Eh!? Declaração Debutante Da Pururun )
  • Batendo Problemas ( Bum!!! Bum!!! Um Tanuki Faz Barulho!!! )
  • Passarinhos Entregadores De Pizza ( Um Corvo Com Pizza, Entrega Expressa Limitada? )
  • Queijão Mostra Sua Substância Cinematográfica ( Estrondo! Quem É A Estrela Do Filme? )
  • O Filho Do Queijão ( Estranho? Ko'on-no-Kami Tem Um Filho!? )
  • Borboletas Arrogantes E Agressivas ( Lindo? Yattaro Faz Tudo Pr'uma Garota )
  • Hipocondria Dramática Na Pequena Tóquio ( Uma Grande Aventura! A Procura Do Pássaro Zekko )
  • O Terror Da Ilha Dos Prisioneiros ( Mal-Agradecido! Expulsos Para Uma Ilha? )
  • Revisão Da Atuação Dos Pizza Cats ( É Assim? O Nyanki É Dispersado?! )
  • Robôs Homicidas Por Preços Populares ( Descoberto!? O Verdadeiro Personagem Do Nyanki )
  • Guido Canastrão ( Ídolo Lendário? Sukashi Dispersado )
  • Você Só Precisa De Amor ( Karamaru Tem Agonia! Um Amor Dum Ninja )
  • A Flauta Mágica Da Polly ( A Flauta Da Pururun Tem Uma História )
  • Contatos Imediatos Do Porco Suíno ( Misterioso?! Um Amigo Estelar! )
  • A TV De Alta Definição Do Queijão ( Um Plano Pr'uma Certa Vitória! O Clã Karakara É Robusto )
  • Entrega De Pizza Da Danação ( Sagase! Nekkei Desaparecido No Lago )
  • Ditadura Juvenil ( Juventude Incendiária Com A Paixão! Até O Professor Retorna )
  • Minissérie Pássaro Ruim À Solta ( Verdade!? Yattaro Morre No Calor Do Sol/Derrote Karamaru! )
  • Uma Missão Em Manhattan ( Olá! Yattaro Voa Para Outro País )
  • Bolas Esquisitas Voadoras Não Identificadas ( OVNI!? Nyanki X Aliens )
  • A Mamãe Da Princesa Violeta ( Tocante! Mamãe Volta Pra Casa )
  • Fim De Semana Fresco E Agressivo ( Uma Grande Luta Confusa No Spa? )
  • Concurso Felino De Kung-Fu ( Todos Estão Chegando! Um Concurso Prá Decidir Quem É O #1 No Mundo )
  • E O Ginsu Levou ( Susto! O Masamasa Foi Roubado )
  • Uma Pitada De Pó De Pirlimpimpim ( Decepção! A Miséria De Ko'on-no-Kami )
  • De Volta Para O Passado Dos Samurais ( Nyanki Preso No Tempo )
  • Os Gatos Farsantes ( Apareceram! Imitações De Nyanki )
  • Como O Queijão Roubou O Natal ( Nyanki Noel Flutua No Ar )
  • O Drama Do Imperador Fred ( Yattaro Cansado É Expulso Para Uma Ilha )
  • Terremotos, Terremotos E Terremotos ( O Grande Plano "WAHAHA" Do Gennarisai )
  •  ???? ( Susto! A Grande Pesquisa De Ko'on-no-Kami )
  • Minissérie A Grande Farra Do Cometa ( A Gigantesca Operação De Ko'on-no-Kami!/Amanhã Será Absolutamente Belo! )
  • A Carreira Animada Dos Gatos Salvadores ( Nyanki Para Sempre! )

Temas musicais[editar | editar código-fonte]

Ottodokkoi Nihonbare[editar | editar código-fonte]

Ottodokkoi kako
Ottodokkoi mirai
Edoroporisu wa hisuteri
Kitto matteta haro
Zattsu hissatsu hiro
Sippo no haeta metaru ninja dayo

Kuma-san, Has-san, yokochou no minasan ni
Seigi wo otodoke simasu (Teyande! Teyande!)
Inbou mania no kuromaku taosunda
Iza yuke robo-kyatto

Hora kawaii hime ga yonde iru
"Oh kurusyu nai" to iwasu made
Koko wa hitotu makecha narumai zo
Don't mind dijitaru shokuninkatagi
Ashita mo yo! Nihonbare

Ottodokkoi uso
Ottodokkoi honto
Edoroporisu no misuteri
Chotto meiwaku pawa
Zattu ninpou faiya
Jetto hoba ga kaze wo kitte yuku

Tororo no pizza, niwa aonori toppingu
Mosukoshi omachi kudasai (Beranme! Beranme!)
Akuma ga habikoru oshiro e isogunda
Tatakae meka-kyatto

Demo anoko ga nageta nagasime no
Ah shuriken dakewa kawasenai
Nyan to koi ga neko no nakidokoro
Don't mind parareru happyakuyacho
O Edo wa yo! Nihonbare

Ottodokkoi kako
Ottodokkoi mirai
Edoroporisu wa hisuteri
Kitto matteta haro
Zattsu hissatsu hiro
Sippo no haeta metaru ninja dayo

To Be Yourself[editar | editar código-fonte]

Itsuka hanashite hoshii nosa
Osaerarenai kyou setsunasa wo
Machi wa yuubae kesanaide
Hitoribocchi no jounetsu wo

Sugu ni koe wo kaketai
Mune de nandomo sakebu kedo
Kimi no monogatari wa
Kimi ni shika kakenai sa

Dakara to be yourself
Yume wo shinjite
Iki ga tomarisou na hodo
Upon yourself
Nayanda koto mo
Hohoemu tame no enajii
Jidai ga ima kimi wo matte iru yo

Yowai jibun wa kirai dato
Kaze wo migite de
Gyu tto tsukanda ne
Totemo mukuchi na kimi dakara
Yokei hato wo kanjiru yo

Donna ni tooku ni ite mo
Onaji sain wo mitumeteru
Hutari tomodachi dato
Dareni mo oshietai yo

Motto to be yourself
Ima wo dakishime
Akaku somarisou na hodo
Upon myself
Itsudemo kimi wa
Kakegae no nai shinpasi
Kono sekai ga
Owaru sono toki made

Dakara to be yourself
Yume wo shinjite
Iki ga tomarisou na hodo
Upon yourself
Nayanda koto mo
Hohoemu tame no enajii
Jidai ga ima kimi wo matte iru yo

Yasu! Kekunai[editar | editar código-fonte]

Tadaima kara, niji-nijyu-go. Choudo chirasemasu.

Kaze ga pastel ni kakenukete yuku kara
Neko harajuusha ni
Machiku tabireteru macha no oishii mise de
Omini dake piku piku (ooh yurushimasu!)

Kawaii hito to kagonen no naka de
Ude umi nante uso deshou (joutan janai yo!)

Mou Edoroporisu juu o hikimashi no ue ni
Yakutataki dakara ne koki kuru kuru
Kureba koi wa yasu kekunai na touch me done

Akireta hito ne atashi ga iru no ni
Yasomi bakari iming
Damatte itemo dakishimeru mono yo
Atashi kazari janai (suki na deshou?)

Sumi dari ba no kishibe no kotaru no
Futari no uzumi tsutsumare (itsuma de kou shiteruno?)

Mou kuzu kuzu ma ni kuchibiru o oyoiga
Shinryou no shinasai koki kuru kuru
Kureba koi wa yasu kekunai na touch me done

Lucile (Omitsu): Honto ni, ikarikun pon desu yo ne?
Polly (Pururun): Sou yo! Chozokai nanda kara!
Lucile (Omitsu): Taku!
Polly (Pururun): Otoko te
Ambas: Douyu dobutsu?!

Demo anata ga shidanante fujiyama no bakuhatasu
Ohisama harakirime koki kuru kuru
Kureba koi wa yasu kekunai na

Korokoro wa itazura de kutsuri keranaide
Hana no iro no youni koki kuru kuru
Kureba koi wa yasu kekunai touch me done

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Versão japonesa[editar | editar código-fonte]

  • Idéia original: Goh Mihara
  • Produção executiva: Ippei Kuri
  • Direção: Katusmi Kosuga, Kunitoshi Okajima, Mineo Fuji, Shingo Kaneko, Shinji Takagi
  • Roteiro: Naruhisa Arakawa, Hiroyuki Kawasaki, Mayori Sekijima, Satoru Akahori, Yumi Kageyama
  • Storyboard: Shingo Kaneko
  • Desenho: Noritaka Suzuki, Yoshio Kabashima
  • Direção artística: Toyoaki Nakajima
  • Animação: SHAFT, Studio Nue, Studio Taji
  • Música: Kenji Kawai
  • Intérprete: Reina Yazawa
  • Produção: Sotsu Agency, Tatsunoko Production Co. Ltd., TV Tokyo
  • Co-produção: Anime Friend, Studio Furutobi
  • Direitos autorais: C) 1989 Sotsu Agency, Tatsunoko Production Co. Ltd.

Versão americana[editar | editar código-fonte]

  • Produção executiva: Winston Richard
  • Produção: Andy Thomas
  • Dublagem: Terrence Scammel, Rick Jones, Mike O'Reill, A. J. Henderson, Pauline Little, Dean Hagopian, Mark Camacho, Sonja Ball, Suzanne Glover
  • Direção de dublagem: Tim Reid
  • Música: Haim Saban, Shuki Levy
  • Produção musical: Andrew Dimitroff
  • Execução musical: Ron Kenan
  • Supervisão de pós-produção: Eric. S. Rollman
  • Assistência de pós-produção: Janna Bryan, Jennifer Canaday, Lauren Jackel
  • Supervisão de videoteipe: Stacy Gale
  • Edição offline: Terry Marlin
  • Edição de roteiro: Bob Barron, Tony Oliver
  • Advisão espiritual: Hogan, o Gato Maravilha
  • Sensação vocal: Googie Gomez
  • Engenharia de gravação: Clive Mizumoto, Pierre L'Abbe, Alain Roy, François Deschamps
  • Edição de efeitos de áudio: John McGrath, Scott Page, Ron Salaisses, Johnny Valentino
  • Gravação de dublagem: Pierre L'Abbe, Lug Herbert
  • Engenharia musical: Barron Abramovitch, Xavier Garcia
  • Edição musical: Barron Abramovitch, Nick Carr, Xavier Garcia, Mark Ryan-Martin
  • Assistência de engenharia: Darryl Coit, Don Sexton
  • Facilidades: Action Video/Tony Rastatter, Starfax
  • Títulos: Mix EFX
  • Direitos autorais: C) 1990 Saban International Services Inc. e Saban International NV. Todos os direitos reservados.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O sobrenome de Speedy é pronunciado "servicho" mas é atualmente escrito como "serviço", daí Speedy Serviço.
  • Apesar de ser produzido nos EUA em 1990, o desenho não foi exibido na TV americana até 1996 devido a problemas com piadas. Apenas 6 episódios não foram exibidos na TV americana.
  • Os Pizza Cats machos nunca tiram seus elmos, a não ser Polly Ester em alguns 2 episódios, revelando que ela tem cabelo curto e vermelho e um par parecido de orelhas sob o seu elmo.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]