Cat Stevens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cat Stevens / Yusuf Islam
Stevens em 1972
Informação geral
Nome completo Steven Demetre Georgiou
Também conhecido(a) como 19661980 (como Cat Stevens)
1995 - atualmente (como Yusuf Islam)
Nascimento 21 de Julho de 1948 (65 anos)
Origem Londres, Inglaterra
Gênero(s) Folk rock, pop, nasheed, spoken word, hamd
Instrumento(s) Vocal, guitarra, baixo, piano, mellotron
Outras ocupações Cantor, compositor, músico, filantropo
Gravadora(s) Decca Records, Island Records, A&M Records, Polydor Records, Jamal Records, Atlantic Records/Ya Records
Afiliação(ões) Alun Davies
Página oficial yusufislam.org.uk

Cat Stevens / Yusuf, nome artístico de Steven Demetre Georgiou (Londres, 21 de Julho de 1948) é um cantor e compositor britânico. Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas de 1960 e 1970. Entre suas canções mais populares estão "Morning Has Broken", "Peace Train", "Moonshadow", "Wild World", "Father and Son" e "Oh Very Young". Depois de sua conversão ao islamismo adotou o nome de Yusuf Islam.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Londres e batizado de Steven Demetre Georgiou, é filho de pai de origem greco-cipriota e mãe de origem sueca.

Se converteu ao islã, mudou de nome para Yusuf e abandonou a música em 1978. Desde então passou a se dedicar a atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Toma muito cuidado quanto ao uso de suas canções. Muitas delas dissertam a respeito de temas de sua vida anterior à conversão, e Stevens não quer mais ser associado a eles. Não surpreende que nunca tenha permitido que qualquer de suas canções fosse usada em comerciais de televisão, exceto Father and Son para o comercial da agência Saatchi & Saatchi Wellington Agência [1] pelo apelo passional da propaganda. Apesar de estar há quase 30 anos afastado da indústria musical, os trabalhos anteriores como Cat Stevens continuam vendendo uma média de 1,5 milhão de discos por ano.

Criou seu próprio selo fonográfico, a Ya Records, pelo qual já produziu dez discos de música religiosa e espiritual. Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque. Em 2004, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos impediu a entrada dele no país, após incluí-lo na lista de vigilância por atividades provavelmente relacionadas ao terrorismo. Neste mesmo ano recebeu o prêmio " Man Of Peace" dado aquêles que se dedicam a promover a paz e a reconciliação entre as pessoas e que condenam o terrorismo. A cerimonia ocorreu no Rome's Capitoline Hill, em Roma³.

Em Março de 2005 ele lançou Indian Ocean, sobre o tsunami de 2004 no Oceano Índico, que em 26 de dezembro de 2004 atingiu vários países, com o objetivo de ajudar os órfãos de Banda Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afetadas pelo tsunami. Em 2006, anunciou a sua volta à música pop, com o disco An Other Cup, lançado em 28 de novembro, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do seu primeiro álbum.[2]

Em janeiro de 2009, Yusuf gravou uma canção de George Harrison chamada "The Day the World Gets Round", em colaboração a Klaus Voormann. O dinheiro arrecadado com a canção foi doado às pessoas vítimas da guerra na Faixa de Gaza. Para promover o novo single Voormann redesenhou um famoso álbum dos Beatles, o Revolver, sendo que a nova edição veio com o desenho de Yusuf mais novo, o próprio Voorman e George Harrison. Em maio do mesmo, foi lançado o novo álbum de Yusuf, Roadsinger. A principal música, "Thinking 'Bout You", saiu na rádio BBC em março.

Yusuf casou-se com Fauzia Mubarak Ali em 7 de setembro de 1979, com quem teve cinco filhos. Atualmente mora em Londres, mas periodicamente passa temporadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Discografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Esta lista não inclui todos os álbuns que foram lançados.

Como Cat Stevens[editar | editar código-fonte]

Yusuf em 2009

Como Yusuf Islam[editar | editar código-fonte]

Como Yusuf:

Referências

 3.http://usatoday30.usatoday.com/life/people/2004-11-09-stevens_x.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cat Stevens


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.