Catarina Ivanovna da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catarina Ivanovna
Duquesa de Mecklemburgo-Schwerin
Grã-duquesa da Rússia
Catherine Ioannovna, duchess of Mecklenburg.jpg
Catarina Ivanovna
Governo
Consorte Carlos Leopoldo de Mecklemburgo-Schwerin
Vida
Nascimento 20 de Outubro de 1691
Morte 14 de Junho de 1733 (41 anos)
Filhos Isabel Carolina de Mecklemburgo-Schwerin
Pai Ivan V da Rússia
Mãe Praskovia Feodorovna Saltykova

A grã-duquesa Catarina Ivanovna da Rússia (20 de Outubro de 1691 - 14 de Junho de 1733) foi uma filha do czar Ivan V da Rússia e de Praskovia Feodorovna Saltykova, bem como mãe da grã-duquesa Ana Leopoldovna, regente da Rússia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Catarina era sobrinha do czar Pedro, o Grande e irmã da imperatriz Ana da Rússia. Teria sido ela a imperatriz, sendo mais velha do que Ana, mas o conselho temia que o seu marido, Carlos Leopoldo de Mecklemburgo-Schwerin, ganhasse influência da Rússia e por isso escolheram a viúva Ana.

Catarina foi descrita como uma beleza pálida, de cabelos negros e de baixa estatura, fazendo sucesso na sociedade pelo seu charme e à-vontade. Casou-se em 1716 em Danzig com o duque de Mecklemburgo-Schwerin, Carlos Leopoldo, que tinha proposto casamento primeiro à sua irmã Ana, mas Pedro I acabou por escolher Catarina para o lugar. O casamento criou uma aliança política entre a Rússia e Mecklemburgo contra a Suécia que foi muito vantajosa para Pedro, visto que pôde usar o porto de Mecklemburgo para ancorar a sua frota.

O casamento foi infeliz uma vez que Carlos maltratava Catarina ao ponto de esta ter fugido para a Rússia em 1722 com a sua filha. O casal nunca se divorciou oficialmente, mas não se voltou a ver desde este episódio.

No dia 12 de Maio de 1733, Catarina estava presente quando a sua filha se converteu à religião ortodoxa, mudando o nome para Ana Leopoldovna, tornando-a assim ilegível para o trono. Catarina morreu um mês depois.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Casa Fedorchenko de Romanov. Enciclopédia das biografias. - M.: OLMA Press, 2003. - 384. - (. Retratos Hroniki. Biografias). - 5 000. - ISBN 5-7867-0097-6
  • Cartas ao hetman Ivan Ilitch Skoropadsky das princesas Catarina e Isabel Ivanovna, e da rainha Catarina Alekseevny / / Leitura na Sociedade Imperial de História Russa e Antiguidades, 1848. - Kn. 1. - Div. 5. - S. 105-108.
  • Disposição das famílias princesas Catarina Ivanovna e Praskovia Ioannovna / Arquivo da Rússia de 1865. - Ed. 2-E. - M., 1866. - STB. 323-330.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catarina Ivanovna da Rússia