Catarina Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde março de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.


Catarina Pereira
CatarinaPereira.JPG
Catarina em "Família Superstar"
Informação geral
Nome completo Catarina Pereira da Silva
Também conhecido(a) como Caty
Nascimento 13 de Junho de 1990 (24 anos)
Origem Porto
País  Portugal
Gênero(s) pop, R&B, fado
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 2007 - presente
Gravadora(s) Independente

Catarina Pereira (Matosinhos, 13 de Junho de 1990) é uma actriz, cantora portuguesa e recentemente participante no Festival RTP da Canção 2014, ficando em 2º lugar.

É aluna do Curso de Dança da Escola Profissional Balleteatro do Porto. Sendo uma enorme fã de Michael Jackson, durante vários anos frequentou a Escola de Bailado Alberta Lima, em Matosinhos, onde aprendeu muito do que hoje sabe na área da dança. O seu talento foi reconhecido pelos T-Dance que a contrataram para ser uma das bailarinas do grupo que participa em vários tipos de eventos. Possuidora de uma voz única e de uma interpretação invejável, Catarina Pereira ficou conhecida pela participação no programa de caça-talentos Família Superstar. Após a participação no programa, foi escolhida para ser protagonista da versão portuguesa do sucesso mundial High School Musical: O Espectáculo. Em 2009, integra o elenco de A Gaiola das Loucas e já contou com uma música na novela Feitiço de Amor intitulada "Mais que perfeito" e a "Acredita em Mim" na sentimentos (novela) ambas da TVI. Está neste momento naquela que é considerada como a melhor companhia de Teatro Musical do país desde 2009, no musical A Gaiola das Loucas com encenação de Filipe La Féria e com José Raposo à frente de um elenco de estrelas no qual Catarina tem papel de relevo. Em 2010 tentou a sua sorte no Festival RTP da Canção 2010 a convite de Carlos Coelho e Andrej Babic, dois senhores da música da europa. A música foi "Canta por Mim", um pop-étnico com guitarra portuguesa que se mostrou um sucesso europeu. Está actualmente a estudar em Londres. Em 2014 foi convidada por Carlos Coelho e Andrej Babic para voltar a participar no Festival da Canção 2014 com o tema dance/pop "Mea Culpa" tendo ficado em 2º lugar o que gerou alguma contestação nas redes sociais, à revelia dos resultados oficiais.

Família Superstar[editar | editar código-fonte]

A 3 semanas da Gala Final do programa da SIC apresentado por Bárbara Guimarães, ela e seu primo, Fernando, foram nomeados com a família que se sagrou vencedora do programa. Uma das músicas e dos momentos mais marcantes do programa foi mesmo protagonizado pela Catarina e a sua emocionante interpretação de «A Moment Like This», de Leona Lewis, onde mesmo com a sua voz em condições menos favoráveis devido a uma constipação mostrou o que valia enquanto intérprete. Esta foi mesmo a sua última música no programa e foi com ela que se sagrou vencedora da semana.

High School Musical[editar | editar código-fonte]

Após ter participado no programa, Catarina participou no casting para a versão portuguesa do musical baseado no filme com o nome homónimo: "High School Musical: O Espectáculo" e acabou por ficar com o papel principal, a tímida Gabriela que pouco tem a ver consigo. Esta acabou por ser a sua estreia como actriz e pode também mostrar ao seu público os seus dotes como bailarina e cantora. Em Janeiro, começaram os ensaios e de 28 de Fevereiro a 21 de Março encantou o Teatro Tivoli quase sempre com casa cheia. A 11 de Abril estreou em Vila Nova de Gaia, no Teatro da Avenida e manteve-se em palco até ao dia 25 de Maio. Entre os dois palcos, Catarina ainda esteve como representante do High School Musical Português, em Paris, na Eurodisney. Foi a sua estreia, no género musical que promete não ficar por aqui.

A Gaiola das Loucas[editar | editar código-fonte]

É a vez de, a 4 de Agosto de 2009, se estrear no palco do Rivoli, pelas mãos do encenador Filipe La Féria. A Gaiola das Loucas é um dos melhores e mais conhecidos musicais de sempre, trazidos para Portugal pelas mãos do melhor encenador. Barbara Alarcão, a Catarina, é filha do candidato conservador às próximas eleições Legislativas (Joel Branco) e pretende casar com Ricardo (Hugo Rendas) que é filho de um casal homossexual. O protagonista da peça é ZaZa Napoli (José Raposo), o nome artístico de Carlos Alberto, a maior transformista do cabaret e pai de Ricardo. O Dono do Cabaret e casado, em união de facto, com Carlos Alberto é Armando (Carlos Quintas). O elenco conta ainda com nomes como Rita Ribeiro (mãe biológica do Ricardo) ou Helena Rocha (mãe da Barbara) e faz da peça uma das melhores do encenador, com um elenco de luxo e com a Catarina numa excelente prestação, juntando-se aqueles que têm sido vistos pela crítica como os melhores desempenhos da carreira de Carlos Quintas e José Raposo. A peça com o elenco principal inalterado, esteve no Teatro Politeama de 25 de Novembro de 2009 a 27 de Junho de 2010, mantendo-se esgotado todas as semanas a todas as sessões. A 1 de Agosto de 2010, ruma para o Algarve; "A Gaiola das Loucas" tem a sua última viagem marcada, durante todo o mês de Agosto pelas 22h no Centro de Congressos de Arade, Portimão.

OGAE Second Chance[editar | editar código-fonte]

O "OGAE Second Chance" é um concurso da OGAE Internacional, e tal como o nome indica, é uma 2ª chance para todos os Países participantes no Eurofestival. É seleccionada pela OGAE de cada País uma música participante no festival nacional de cada um(geralmente é aquela que fica em 2º lugar), e até Outubro as canções participantes vão sendo pontuadas pelos respectivos Países. Em 2010 fomos representados pela Catarina Pereira com o tema "Canta por mim", de Andrej Babic e Carlos Coelho, obtendo um brilhante 3º lugar entre 22 Países participantes, sendo apenas suplantada pela Suécia e pela Dinamarca (1º e 2º lugares respectivamente). Em 2014 Portugal a OGAE Portugal fez-se representar novamente pela fabulosa Catarina Pereira com o tema "Mea Culpa",de Andrej Babic e Carlos Coelho, onde obteve de novo um brilhante 3º lugar, entre 20 Países concorrentes, sendo apenas ultrapassada pela Suécia (novamente 1º lugar), representada pela Helena Paparizou e o tema "survivor", e pela Espanha. Fonte: http://www.sechuk.com/IndexNew2008.htm Fonte: http://www.ogaeportugal.com/concursos.htm

Festival da Canção 2010[editar | editar código-fonte]

Catarina a interprear Canta por mim, no Campo Pequeno durante o Festival RTP da Canção

Catarina já tinha demonstrado o seu interesse em participar no Festival RTP da Canção. Em 2010 cumpre esse sonho, com a música Canta Por Mim, de Carlos Coelho e Andrej Babić (os mesmos autores daquela que é considerada a melhor canção portuguesa de sempre na Eurovisão, Senhora do Mar). Num ano que o Festival RTP viajou até ao Campo Pequeno, Catarina levou uma canção pop original que misturava o som da tradicional guitarra portuguesa de Luís Guerreiro com uma batida Dance, bem ao estilo do concurso televisivo Europeu. O público desde do início que aprovou a música, sendo a mais ouvida no Youtube e no site da RTP na altura das votações online. No dia 4 de Março vence a segunda semifinal e na grande final obtém o segundo lugar com o grande apoio dos portugueses, sendo a mais votada. Infelizmente, as regras do jogo ditavam que a classificação final fosse atribuída mediante 50% júri distrital composto por pessoas ligadas à música ou à imprensa. Este júri atribuíu apenas o 5º lugar à Catarina, que fez com que esta ficasse a um ponto da primeira classificada. Esta classificação final foi alvo de grande polémica devido à ligação profissional de vários elementos do júri aos concorrentes e à contestação por ter ganho alguêm que obteve apenas o 4º lugar nos votos dos portugueses. Esta contestação fez-se ouvir por toda a imprensa nacional e europeia. Esta aventura provou mais uma vez a veia artística, profissional e talentosa da Catarina, que está a crescer e a provar que merece um lugar de relevo no panorama cultural do país.

Concurso Pepsi[editar | editar código-fonte]

Catarina Pereira juntamente com um amigo seu de infância (Augusto Gonçalves), concorreram ao passatempo da Pepsi com a Mtv, onde o objectivo era imitar a Beyoncé, e eles optaram por imitá-la com dança e canto num medley. Eles venceram o passatempo e tiveram a oportunidade de conhecer uma das artistas mais poderosas mundialmente na actualidade na indústria do entretenimento. Com essa conquista, os amigos de infância fizeram várias presenças em discotecas apresentado o medley. Após esse encontro, Catarina e o seu amigo foram convidados também a ir ao programa matinal Querida Júlia na SIC apresentado por Júlia Pinheiro para demonstrar ao vivo como venceu o passatempo e falar de projectos futuros. Catarina contou que actualmente estuda teatro musical em Londres.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • O melhor do Mundo - Vários (iplay)

Catarina Pereira e Filipa Azevedo - Carrosel de Papel

  • Feitiço de Amor (BSO) (Farol Música)

Catarina Pereira - Mais que Perfeito

  • Sentimentos (BSO) (Farol Música)

Catarina Pereira - Acredita em Mim

  • Canta por Mim (independente)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]