Catedral Basílica de St. Louis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral Basílica de St. Louis
A cúpula e as torres da Basílica de St. Louis.
Estilo dominante Neo-bizantino
Arquiteto Barnett, Haynes & Barnett
Construção 1907-1912
Diocese St. Louis
Bispo Robert James Carlson
Local St. Louis, Missouri
 Estados Unidos

A Catedral Basílica de St. Louis (em inglês, Cathedral Basilica of St. Louis) é um templo católico estadunidense, localizado na cidade de St. Louis, Missouri. A catedral é dedicada a São Luís de França, patrono da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1907 e todo o conjunto da obra foi concluído em 1914. O Papa João Paulo II a designou basílica em 1997.

História[editar | editar código-fonte]

O planejamento para erguer uma nova catedral foi iniciado na década de 1870 e encabeçado pelos arcebispos Peter Richard Kenrick e John Joseph Kain, que criou um fundo de arrecadamento para financiar a construção. Em 1871, uma organização liderada pelos bispos da região foi formada com o intuito de divulgar os projetos da nova catedral. A primeira exigência foi de que o local teria de estar entre as ruas 22nd e 23rd, a oeste do local atual. Contudo, as obras só foram inciadas após a elevação do arcebispo John J. Glennon.

A pedra fundamental foi finalmente lançada em 1 de maio de 1907 e em 1914 a obra já estava parcialmente concluída. Entretanto, a cerimônaia de dedicação só ocorreu em 29 de junho de 1926.

Mosaicos[editar | editar código-fonte]

Os mosaicos começaram a ser instalados em 1912 e só foram concluídos em 1988, contendo cerca de 41 milhões de fragmentos espalhados em mais de 7 mil cores diferentes. Os mosaicos cobrem uma área equivalente a 7.700 m², uma das maiores coleções de mosaicos do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.