Catedral Metropolitana de Sorocaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral Metropolitana
de
Sorocaba
Catedral Metropolitana em dezembro de 2012
Construção 1771
Diocese Arquidiocese de Sorocaba
Bispo Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Local Praça Coronel Fernando Prestes, Centro
Sorocaba, SP,  Brasil

A Catedral Metropolitana de Sorocaba ou Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, sede da Arquidiocese de Sorocaba, localiza-se na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, Brasil. Foi construída há mais de 200 anos.

A catedral é derivada da segunda igreja matriz da cidade, fundada em 1771 quando chegou de Portugal a imagem de Nossa Senhora da Ponte, que atualmente encontra-se no altar principal em estilo barroco de 1771. A primeira igreja matriz foi a Igreja de Sant'anna, atual Mosteiro de São Bento. Essa curiosa invocação de Nossa Senhora, comum em Portugal, é única no Brasil. A primeira missa na Matriz de Nossa Senhora da Ponte colonial foi rezada em 1783.

Praça Coronel Fernando Prestes, Sorocaba. Foto do final do Século XIX. (Imagem:Julio Durski) .

O atual edifício da igreja é o resultado de uma remodelação realizada a partir de finais do século XIX. Em 1924 a matriz foi consagrada como catedral por Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo. O primeiro bispo foi José Carlos de Aguirre, o Dom Aguirre. Tem notável arquitetura e belíssimos detalhes artísticos. No interior pinturas de Ernesto Tomazzini (1930) e de Bruno Giusti (1949). O gigantesco sino, instalado em sua torre, foi fundido em Sorocaba (1940), pelos irmãos Samassa, que utilizaram 50 quilos de ouro visando a qualidade sonora.

Na parte superior da Catedral há o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba que em breve irá funcionar no casarão do Largo de São Bento com a Rua Dr. Nogueira Martins, também na área central de Sorocaba.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.