Catedral de Mogúncia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Catedral de Mainz)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mainzer Dom nw.jpg

A Catedral de Mainz ou Mogúncia, também chamada Catedral de São Martinho (em alemão: Mainzer Dom ou Der Hohe Dom zu Mainz) está localizada perto do centro histórico de Mainz, na Alemanha.

A catedral é predominantemente românica, mas acréscimos exteriores resultaram em uma construção com vários estilos arquitetônicos, incluindo o gótico, o barroco e os estilos do século XIX.

Quando começou a ser construída, no século X, tinha um estilo otoniano. Foi inaugurada em 1009. Consiste, basicamente, em uma abside dupla com dois transeptos. A razão para a construção das duas absides não é clara. Muitos estudiosos acreditam que simbolize a separação entre Igreja e Império ou corpo e alma. Outros acreditam que tinha um propósito utilitário, sendo usada para procissões e cerimoniais. Durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu vários danos. Em 2001, se iniciou um esforço para restauração da catedral que pode durar até quinze anos.

Vários imperadores, como Matilde de Inglaterra e Frederico II da Germânia, foram coroados na Catedral.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catedral de Mogúncia