Catete (Ícolo e Bengo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Catete (Bengo))
Catete


O Centro Cultural Agostinho Neto, em 2009.
Dados gerais
Província Luanda
Município(s) Ícolo e Bengo

Projecto Angola  • Portal de Angola

Catete é um bairro da cidade de Ícolo e Bengo, na província de Luanda, em Angola.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Em relação ao restante do município, o Catete é uma terra árida, já que o Ícolo e Bengo é banhado por dois rios e nenhum deles passa na sede, nem as lagoas. Estes recursos estão localizados nos bairros de Cabala, Caxicane, Mazozo, Niguimbe e Lalama.

História[editar | editar código-fonte]

Entre 1921[1] e 2015 o Catete ora configurou como sede de conselho ora como comuna-sede do município do Ícolo e Bengo. A partir de 2015 tornou-se um bairro-distrito da comuna-sede, a efetiva centralidade da nova cidade de Ícolo e Bengo, que corresponde a todo território municipal.[2][3][4]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A Estação Ferroviária de Catete é servida por comboios de médio e de longo curso. É também o términus dos serviços suburbanos.[5]

Duas importantes rodovias a ligam ao território nacional, sendo a principal a EN-230, que a liga a Luanda (oeste) e Cassoneca (leste);[6] a outra rodovia é a EN-110, que a liga a Funda (norte) e Muxima (sul).

Cultura e lazer[editar | editar código-fonte]

Em Catete encontram-se vários atractivos históricos, como o Centro Cultural Agostinho Neto.

Referências

  1. Os Valores do Nacionalismo e Patriotismo para uma Angola Moderna. Ordem dos Engenheiros de Angola]. 26 de agosto de 2019.
  2. Castro, José Caléia; Reschilian, Paulo Romano.. Metropolização e planejamento territorial como perspectiva de desenvolvimento em Angola. São Paulo: Cadernos Metrópole. Vol.22. nº. 49. Sep./Dec. 2020.
  3. Figueira, Moisés Bernardo.. Novas Centralidades na Área Metropolitana de Luanda: A Cidade do Sequele como Estudo de Caso. Lisboa: Universidade NOVA de Lisboa, 2010.
  4. Castro, José Caléia; Reschilian, Paulo Romano; Zanetti, Valéria.. Os candongueiros e a “desordem” urbana de Luanda: uma análise sobre a representação social dos transportes informais. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), 2018 jan./abr., 10(1), 7-21
  5. Apito do Comboio Soou em Malanje. VOA Português. 27 de dezembro de 2010.
  6. Manutenção e conservação da estrada EN-250. Grupo AFA. 12 de março de 2019.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Catete (Ícolo e Bengo)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.