Catherine Eddowes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catherine Eddowes
Catherine Eddowes
Fotografia mortuária de Catherine Eddowes, vítima de Jack, o Estripador.
Nascimento 14 de abril de 1842
Wolverhampton
Morte 30 de setembro de 1888 (46 anos)
Mitre Square, Whitechapel
Sepultamento City of London Cemetery and Crematorium
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Ocupação prostituta, operária agrícola

Catherine Eddowes (14 de abril de 1842 – 30 de setembro de 1888) é a quarta das cinco vítimas, geralmente, atribuídas ao assassino em série apelidado de Jack, o Estripador.[1] Seu corpo foi encontrado na Praça Mitre, no limite norte da cidade de Londres.

A noite do crime e morte[editar | editar código-fonte]

Catherine Eddowes foi assassinada na noite de 30 de setembro de 1888, na Praça Mitre, entre 1h30 e 1h45 da manhã. Ela foi vista pela última vez por Joseph Lawende, um representante comercial a caminho de casa com os amigos. Ele viu Eddowes conversando com um homem na entrada da Praça Mitre: é provável que ele seja o homem que melhor distingue os traços de Jack, o Estripador. Infelizmente, o seu testemunho, é claro, não fez a investigação avançar.

O corpo de Catherine Eddowes foi descoberto a 1h45 da manhã por um policial chamado Watkins, em um dos lados do lugar, contra uma cerca com vista para trás de um edifício. Catherine Eddowes tinha sido terrivelmente mutilada, o rosto cheio de cortes, o abdômen aberto e os órgãos extraídos e depositados perto do rosto. Um de seus rins haviam sido levado por seu assassino.

Investigação[editar | editar código-fonte]

De todos os assassinatos atribuídos a Jack, o Estripador, Catherine Eddowes é o único cometido fora da jurisdição da Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard): na verdade, a Praça Mitre está situada no distrito de Aldgate, sujeito à autoridade da Polícia de Londres.

Durante a investigação, nos minutos que se seguiram a descoberta do corpo de Catherine Eddowes, a polícia descobriu um fragmento do avental da vítima, sob um alpendre, na Rua Goulston, uma rua perto da Praça do Mitre. Com vestígios de sangue, e o avental, sem dúvida, serviu para que o assassino se limpasse após o massacre da Praça Mitre.

O corpo de Catherine Eddowes após os exames post-mortem

Ficção[editar | editar código-fonte]

No livro Retour à Whitechapel, Michel Moatti (2013)[2][3] um capítulo é dedicado a última noite, e o assassinato de Catherine Eddowes, a partir de informação biográfica e testemunho da época.

Referências

  1. «Casebook: Jack the Ripper - Victims». www.casebook.org. Consultado em 24 de novembro de 2022 
  2. «sur-la-piste-de-jack-l-eventreur» 
  3. «Comment Jack l'Eventreur a tué ma mère». Les Echos (em francês). 5 de fevereiro de 2013. Consultado em 24 de novembro de 2022 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) Donald Rumbelow, The complete Jack the Ripper, em Londres, Virgin Books, 2013, (1ª ed. de 1975, W. H. Allen), 384 p. ISBN 0753541505

Ligações externas[editar | editar código-fonte]