Caudipteryx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Como ler uma caixa taxonómicaCaudipteryx
Ocorrência: Cretáceo inferior, 124.6 Ma
Caudipteryx zoui

Caudipteryx zoui
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Saurischia
Família: Caudipteridae
Género: Caudipteryx
Ji et al., 1998
Espécies
  • C. zoui
    Ji et al., 1998 (espécie-tipo)
  • C. dongi
    Zhou & Wang, 2000

Caudipteryx[editar | editar código-fonte]

De todos os dinossauros não-aviários encontrados na China, nenhum mostrou-se mais admirável do que o Caudipteryx ("cauda com penas"). Essa criatura de pernas longas e tamanho semelhante ao de um peru parece uma mistura de ambos os tipos de animais, com um bico semelhante ao das aves, penas e uma cauda curta, mas com os dentes e ossos semelhantes aos de um dinossauro terópode não-aviário.

Comparação do caudipteryx zoui com um humano

O Caudipteryx viveu no início do Cretáceo, não muito tempo depois do aparecimento da primeira ave conhecida. Os cientistas têm sugerido que ela pode ter sido ou um dinossauro terópode estranho, um dinossauro terópode com ancestrais que voavam, ou uma ave que evoluiu a partir de aves que tinham perdido a capacidade de voar. É mais provável que o Caudipteryx fosse um dinossauro e que os dinossauros manirraptores e ovirraptorídeos fossem seus parentes mais próximos.

Corpo Incomum[editar | editar código-fonte]

O Caudipteryx tinha uma cabeça curta e um bico com dentes pequenos e afiados na parte da frente da maxila superior. De seu corpo delicado, brotavam braços mais curtos do que aqueles de terópodes mais avançados, embora tivesse mãos longas com três dedos que terminavam em garras curtas. Pernas longas e dedos dos pés semelhantes aos de uma ave indicam que esse dinossauro era um corredor rápido. A cauda óssea do Caudipteryx estava entre as mais curtas de todos os dinossauros conhecidos, e a maior parte do animal era recoberta por algum tipo de plumagem.

Função das Penas[editar | editar código-fonte]

Penas de diferentes tipos recobriam a maior parte do Caudipteryx. Uma plumagem curta fornecia isolamento, o que significa que o Caudipteryx tinha sangue quente. Penas com raques de 20 centímetros de comprimento brotavam de seus braços, dedos e cauda, mas o Caudipteryx não podia voar. As penas de suas asas eram simétricas, enquanto as penas das asas de aves que podem voar são assimétricas. As penas de Caudipteryx podem ter sido coloridas e brilhantes, e usadas para a exibição entre parceiros.

Relações Enigmáticas[editar | editar código-fonte]

Os cientistas que enfatizam a natureza aviária do Caudipteryx afirmam que ele tinha um "dedão" revertido e usava os músculos como os de uma ave para retroceder suas pernas conforme andava. Outros cientistas acreditam que ambas as suposições não são suportadas e enfatizam que esse foi um dinossauro não-aviário. Por exemplo, os ossos púbicos da cintura pélvica apontavam para frente, enquanto o bico, os ossos da cauda e outros ossos da cintura pélvica sugerem que o Caudipteryx era intimamente relacionado ao dinossauro Oviraptor.

Ver Também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.