Cauré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaCauré
Falco rufigularis-Argentina-4.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Falco
Espécie: F. rufigularis
Nome binomial
Falco rufigularis
(Daudin, 1800)
Sinónimos
  • Falco albigularis
    Daudin, 1800
  • Falco fuscocaerulescens
    Vieillot, 1817 (ortografia moderna)
  • Falco fusco-coerulescens
    Vieillot, 1817 (ortografia original)

O cauré (Falco rufigularis) é uma ave falconiforme da família dos falconídeos.Também conhecido como cauré-i, coleirinha, falcão-de-garganta-branca, falcão-morcegueiro, gavião-de-coleira e temtenzinho.

Características[editar | editar código-fonte]

Tem cerca de 26 centímetros, o macho pesa aproximadamente 120 gramas e a fêmea, 200 gramas. É pequeno, negro, com peito e barriga listrados de branco. Tem garganta, papo e lados do pescoço amarelos ferrugíneos ou brancos, abdômen e calções castanhos. Quando jovem possui coberteiras inferiores da cauda amareladas e barradas de negro.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Captura suas presas com habilidade, tanto em vôo - morcegos, insetos e aves - quanto no chão - ratos e pequenos lagartos. É um caçador hábil. No crepúsculo apanha morcegos e mariposas; de dia apanha libélulas, gafanhotos, ratos, lagartixas e algumas aves como Andorinhões (Família Apodidae) e Araçaris.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Nidifica em ocos de árvores, até mesmo em buracos de Pica-paus. O macho é responsável pela obtenção de alimento para os filhotes, enquanto a fêmea é responsável pela segurança do ninho. Faz ninho em buracos de árvores ou edifícios. Põe 2 ou 3 ovos marrom-avermelhados pontilhados de marrom escuro.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Varia de incomum a comum em algumas regiões, habitando bordas de florestas e clareiras. Vive solitário ou aos pares, passando a maior parte do tempo pousado em postes e no alto de árvores mortas.

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

Quase todo o Brasil, com exceção de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também do México à Argentina.


Ícone de esboço Este artigo sobre Falconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.