Cavalgada das Valquírias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilustração de Arthur Rackham para a Cavalgada das Valquírias
"Cavalgada das Valquírias" de Richard Wagner apresentado pela American Symphony Orchestra para Edison Records, em dezembro de 1921.

Cavalgada das Valquírias (em alemão: Walkürenritt) é a denominação popular do início do ato III da ópera Die Walküre (A Valquíria) de Richard Wagner. O tema principal da cavalgada, o leitmotiv Walkürenritt, foi escrito originalmente em 23 de julho de 1851. Um esboço preliminar da composição foi composto em 1854, como parte da ópera, que foi completamente orquestrada no início de 1856.

Junto com o coro nupcial de Lohengrin, a Cavalgada das Valquírias é uma das obras mais conhecidas de Wagner.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

A "Cavalgada das Valquírias" tem sido frequentemente usada como tema musical em produções cinematográficas e televisivas, desde 1915 com O Nascimento de uma Nação de D. W. Griffith. Durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizada em dois noticiários semanais alemães (Die Deutsche Wochenschau), tematizando a Batalha de Creta [1] 1 e o bombardeamento da linha ferroviária Moscou-São Petersburgo [2] .

Mais recentemente, fez parte da trilha sonora no filme Apocalypse Now (1979), na cena em que uma esquadrilha de helicópteros ataca uma vila vietnamita. Desde então, tem sido usada em diversos filmes, jogos eletrônicos e comerciais. Exemplos de uso incluem Valkyrie (2009), Lord of War (2005), Casper (1995), (1963).

Referências

  1. Die Deutsche Wochenschau, 1941-05-30, Sieg auf Kreta
  2. Die Deutsche Wochenschau, 1941-09-03, Angriff gegen eine Eisenbahnlinie

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]