Cavalo de vento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tibetan Prayer Flags.JPG

Cavalo de vento(Lung Ta) ou bandeira de prece é o nome dado a uma bandeira que contém preces tibetanas em seu pano.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Em geral, existem dois tipos diferentes de bandeiras de prece, chamados de Lung Ta e Jur Dar. Ambos são impressos em pano e pendurados em um fio, ou colocados em um mastro como uma bandeira.

Ambas contêm preces. As bandeiras de prece sao sopradas pelo vendo e o ar leva as bençãos das oraçoes impressas no pano, de forma que o vento fique abençoado. Onde o vento vai, os seres que o respiram recebem as bençaos da bandeira.

Lung Ta[editar | editar código-fonte]

Normalmente é oferecido para auxiliar no espírito, sucesso e sorte dos seres e possuem um cavalo desenhado no centro, e nos quatro cantos estao quatro animais misticos: Leão da Neve, Garuda, Dragão e Tigre. Representam quatro humanos e as quatro qualidades divinas de um ser humano elevado.

Quando os cavalos de vento tremulam com a brisa, suas preces e mantras são carregados na direçao do céu com a intençao de beneficiar todos os seres sencientes.

Jur Dar[editar | editar código-fonte]

São feitas para melhorar o mérito. Normalmente são oferecidos à outros seres que estao doentes ou morreram. Então, a forma de um Jur Dar é de textos como o Sutra da Liberaçao, mantras ou orações para longevidade.

Não apresentam imagens de animais, apenas textos tibetanos. São preces e não sao direcionados ao sucesso ou outros aspectos de qualidades mudanas. os Jur Dar enviam as preces através do vento, repetindo-a constantemente. Quanto mais vento soprar nas orações, mais a prece tera sido repetida, sendo carregada e abençoando e preenchendo o ambiente.

Condições[editar | editar código-fonte]

Por causa da natureza sagrada das bandeiras, certas condições devem ser observadas:

  1. Bandeiras de prece não devem tremular abaixo do nível dos olhos, nem tocar o chão.
  2. Os dias auspiciosos para as bandeiras de prece serem hasteadas são o décimo dia seguinte à lua nova, o primeiro dia da lua cheia ou o décimo ou vigésimo quinto dias lunares do mes.
  3. Em condiçoes normais, a bandeira pode durar de dois a três anos. Quando danificada, deve ser enterrada ou queimada.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cavalo de vento