Cave Automatic Virtual Environment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Caverna digital ou CAVE (Cave Automatic Virtual Environment) é uma pequena sala onde são projetados gráficos em 3 dimensões, em suas paredes, podendo ser visualizadas pelas pessoas dentro da caverna e através de um dispositivo, possam explorar e interagir com objetos, pessoas virtuais e outros para ter um ambiente virtual, desta forma megulhando num mundo virtual.

O termo Caverna, é uma alusão à Alegoria da Caverna de Platão, relacionando- se, com o fato de que a realidade que é vista é uma outra, que não a própria realidade.

Desde Janeiro de 2000, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) está enfrentando o desafio de instalar e operar uma CAVERNA Digital (CAVE Automatic Virtual Environment) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil. A primeira disponível na América Latina.

As aplicações que usam esta tecnologia se enquadram em vários campos como na Engenharia (Naval, Oceânica, Mecânica, Civil, Automobilística e Eletrônica), na medicina (simulações cirúrgicas, estudos em anatomia), nas ciências básicas (Astronomia, astrofísica, biologia e química) e finalmente no entretenimento (jogos, visualizações foto-realísticas e filmes interativos).

O funcionamento da projeção nas paredes da sala é com vários computadores (Clusters de imagens).

Existem diversascavernas deste tipo no mundo.

  • No Brasil dentro da Universidade de São Paulo chamada de Caverna Digital, uma no Rio Grande do Sul, desenvolvida pelo Lab e outra na Universidade Federal de Pernambuco. Novas Tecnologias nas Artes Visuais (NTAV) na Universidade de Caxias do Sul - UCS, chamada Ntav UCS Pocket Cave.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.