Caxemires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pessoas de Jammu e Caxemira

O povo caxemire é um povo do norte do subcontinente indiano etnicamente proveniente da miscigenação de povos indo-europeus com os povos locais. É um grupo de línguas dárdicas que vive no antigo estado indiano da Caxemira ou é proveniente deste. Essa região é território atualmente disputado, compreende o estado indiano de Jammu e Caxemira, os territórios paquistaneses de Caxemira Livre e Gilgit-Baltistão e regiões administradas pela República Popular da China de Aksai Chin e Shaksgam. Constituem uma população de cerca de 5.600.000 pessoas em diferentes territórios. A maioria dos caxemires são muçulmanos, embora haja um grande número de caxemires hindus, sendo que muitos deles são muçulmanos descendentes de hindus.

Língua[editar | editar código-fonte]

Mapa político: região dos distritos da Caxemira, mostrando Pir Panjal e o Vale da Caxemira.

De acordo com uma pesquisa sobre linguagem realizada pelo Instituto Internacional da UCLA, o idioma caxemire é "uma língua dárdica do noroeste do ramo indo-ariano da subfamília indo-iraniana da família linguística indo-europeia". Não há, no entanto, nenhuma base genética universalmente aceita para o idioma. A UCLA estima que o número de falantes como sendo cerca de 4,4 milhões, com uma preponderância no vale da Caxemira, [1] enquanto o censo da Índia de 2001 registra 5.362.349 em toda a Índia, excluindo, portanto, falantes em áreas não-índianas da Caxemira.[2]

Referências

  1. UCLA Languages Project: Kashmiri UCLA International Institute. Visitado em 2012-03-24.
  2. Abstract of speakers’ strength of languages and mother tongues – 2001 Office of The Registrar General & Census Commissioner (2001). Visitado em 2012-03-25.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kashmir Return of Democracy By Yodhishter Kahul, Yudhistar ed Kahol
  • The Crisis in Kashmir: Portents of War, Hopes of Peace By Šumit Ganguly