Caximba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caximba
Subprefeitura Pinheirinho
Área 8,17 km²
População 2.475 hab.
Densidade 3,03 hab/km²
Bairros Limítrofes Campo de Santana
Principais Vias Rua Francisca Beraldi Paolini
Estrada Delegado Bruno de Almeida
Pontos de referência Capela São João Batista, Aterro Sanitário de Curitiba

Caximba é um bairro da região sul da cidade brasileira de Curitiba, Paraná.

Neste bairro estava localizado o aterro municipal da capital até 31 de outubro de 2010. No local restou uma montanha de detritos enterrados por mais de vinte (20) anos. Cerca de 2 mil toneladas de lixo eram levadas todo o dia para o local.

Caximba é um bairro tradicional que foi formado pela fixação de imigrantes poloneses, italianos, alemães e outros. A região é muito conhecida pela produção de tijolos e extração de areia. Grande parte destas matérias primas da construção civil de Curitiba é produzida no local.

Muitas igrejas têm representantes no local, mas a maioria da população é católica. São João Batista é o padroeiro da capela local e o dia 24 de junho marca a festa mais importante da região. Centenas de pessoas vêm para a missa matutina e ficam para o almoço com o tradicional risoto e a saborosa e afamada costela (da churrasqueira e do fogo de chão).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.