Caíque Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caíque Ferreira
Nome completo Carlos Henrique Ferreira da Costa
Nascimento 5 de setembro de 1954
Rio de Janeiro, RJ
Morte 12 de janeiro de 1994 (39 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Ocupação
Período de atividade 1970-1992

Carlos Henrique Ferreira da Costa (Rio de Janeiro, 5 de setembro de 1954 — Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1994), conhecido artisticamente como Caíque Ferreira, foi um ator, cantor e bailarino brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Caíque iniciou a carreira em 1970, na peça teatral A Exceção e a Regra, montada em sistema de cooperativa. Em seus dezesseis anos de carreira como ator, cantor e bailarino trabalhou em várias telenovelas e peças de teatro, chegando em 1991 a ser premiado em Düsseldorf, na Alemanha, com o musical Lights to Light.

No teatro, atuou também em Isadora e Oswald, Grande e Pequeno, Apenas Bons Amigos e Poleiro dos Anjos. Seu trabalho de maior repercussão de crítica foi Giovanni, em 1987, adaptação para o palco do romance de James Baldwin, onde ele interpretava um homossexual, ao lado de Hugo Della Santa, seu companheiro na época. Já no cinema, ficou conhecido pelo retirante "Zé Branco", de Aventuras de um Paraíba, dirigido por Marcos Altberg. Em 1984 havia feito Flor do Desejo.

Na televisão os momentos mais marcantes foram nas novelas Brilhante e Corpo a Corpo, ambas de Gilberto Braga, e Amor com Amor Se Paga de Ivani Ribeiro. Pouco antes de sua morte, o ator deixou os originais de um romance intitulado Vinho da Noite, baseado em sua própria experiência, contando a história de um homem de meia-idade que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado a morrer.

Morte[editar | editar código-fonte]

O ator morreu aos 39 anos, vítima de complicações da AIDS. Caíque era irmão do diretor de fotografia Flávio Ferreira, que atua na parte técnica das produções televisivas, do contrabaixista e compositor Dôdo Ferreira, e da terapeuta holística Ana Ferreira. Foi sepultado no Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas Ref.
1981 Brilhante Fred Sampaio
1982 Paraíso Ricardo
1984 Amor com Amor Se Paga Gustavo Saldanha
Corpo a Corpo Zeca Maciel
1988 Olho por Olho Caio Falcão
1989 O Sexo dos Anjos Diogo [2]
1991 O Guarani Álvaro
1992 Curto-Circuito Apresentador (TVE Brasil)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas Ref.
1982 Aventuras de um Paraíba Zé Branco
1983 Flor do Desejo Gato

Livros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Migliaccio, Marcelo (13 de janeiro de 1994). «Morre no Rio o ator Caíque Ferreira aos 39 anos». Folha de S.Paulo. Consultado em 2 de outubro de 2023 
  2. «Levando a vida com muita música». O Globo. Rio de Janeiro, RJ: Revista da TV. 7 de janeiro de 1990. p. 4 
  3. «Ator escreveu sobre doença». Folha de S.Paulo. 13 de janeiro de 1994. Consultado em 2 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]