Cecil McBee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cecil McBee
Informação geral
Nome completo Miles Dewey Davis III
Nascimento 19 de Maio de 1935
Tulsa, Oklahoma
 Estados Unidos
Gênero(s) jazz, post-bop
Ocupação(ões) Trompetista
Compositor
Bandleader
Instrumento(s) Trompete
Flugelhorn
Período em atividade 1957
Afiliação(ões) Dinah Washington, Paul Winter, Miles Davis, Andrew Hill, Sam Rivers, Jackie McLean, Wayne Shorter, Charles Lloyd, Yusef Lateef, Keith Jarrett, Freddie Hubbard, Woody Shaw, Alice Coltrane
Página oficial www.milesdavis.com

Cecil McBee (Tulsa, 19 de maio de 1935) é um músico americano de post-bop, descrito pelo Guinness Who's Who of Jazz como "um baixista de rica expressividade. Um ícone do jazz contemporâneo". Allmusic o chamou de "Um dos baixistas mais avançados e versáteis do post-bop".[1]

Estudou clarineta na escola, mas trocou para o contrabaixo aos 17 anos, e começou a tocar em casas noturnas locais. Após graduar-se em Música pela Universidade Estadual Central de Ohio, passou dois anos no Exército, durante o qual ele conduziu a banda em Fort Knox. Em 1959 ele tocou com Dinah Washington, e em 1962 ele se mudou para Detroit, onde trabalhou com o grupo de folk-rock de Paul Winter em 1963-1964. Sua carreira como músico de jazz começou em meados dos anos 1960. McBee tocou com um grande número de músicos importantes incluindo Miles Davis, Andrew Hill, Sam Rivers, Jackie McLean (1964), Wayne Shorter (1965-1966), Charles Lloyd (1966), Yusef Lateef (1967-69), Keith Jarrett, Freddie Hubbard e Woody Shaw (1986), e Alice Coltrane (1969-1972).

Ele estabeleceu o seu próprio grupo em 1975, e fez uma série de gravações em seu próprio nome. Entretanto, ele continua a trabalhar em parceria com outros com músicos de jazz.

McBee era um membro do grupo Almanac, com Bennie Maupin (flauta, saxofone tenor), Mike Nock (piano) e Eddie Marshall (bateria). O grupo lançou um álbum em 1977.

Na década de 2000 McBee processou uma empresa japonesa que abriu uma cadeia de lojas em seu nome, sem sucesso.

Leciona na "New England Conservatory" em Boston.

Referências