Cecrisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Cecrisa S. A. é uma companhia de sociedade anônima de capital fechado que produz e comercializa produtos com as marcas Cecrisa e Portinari. Com sede na cidade de Criciúma – SC é a maior empresa de revestimentos cerâmicos do Brasil. Em 2011, obteve o maior faturamento entre as empresas do setor, R$ 747 milhões, confirmando sua posição de liderança. Além de comercializar seus produtos para todo o território nacional, exporta para mais de 50 países em cinco continentes. Sua produção anual é de cerca de 30 milhões de metros quadrados de revestimentos entre porcellanatos, revestimentos de parede, pisos e peças especiais. Há 45 anos no mercado, a Cecrisa tem como missão Proporcionar soluções de revestimentos com inovação e valor adequado, superando as expectativas de nossos clientes, profissionais, acionistas e fornecedores. Seus valores são: Time de donos, fazemos acontecer, paixão pelo negócio, sustentabilidade e ética e humildade.

História[editar | editar código-fonte]

As origens da Cecrisa remontam à década de 1940, quando o empresário Diomício Freitas iniciou as atividades no setor extrativo de carvão mineral, na bacia carbonífera de Santa Catarina. A empresa Cerâmica Criciúma foi constituída em 8 de junho de 1966, por iniciativa do empresário catarinense Manoel Dilor de Freitas, filho de Diomício Freitas. Os primeiros produtos saíram da linha de produção em 11 de abril de 1971. Desde então, a empresa vem seguindo com seu arrojado programa de expansão, que passou pela aquisição e construção de novas unidades industriais no território nacional.

Unidades Industriais[editar | editar código-fonte]

Responsável pela geração de aproximadamente 2,2 mil empregos diretos, a Cecrisa possui cinco unidades industriais, sendo três em Santa Catarina, uma em Minas Gerais e outra em Goiás, todas com parques fabris modernos e estruturados com tecnologia de ponta.

Unidade 1: Corporação – Criciúma – SC
Unidade 2: Incocesa – Tubarão – SC
Unidade 3: Cemina – Anápolis – GO
Unidade 5: Eldorado – Criciúma – SC
Unidade 6: Portinari – Criciúma – SC
Unidade 8: Cemisa – Santa Luzia – MG

Na área comercial é integrada por Regionais de Vendas instaladas nas principais cidades e capitais do País. Atua no exterior através de Agentes exclusivos e distribuidores.

Investimentos em novas tecnologias[editar | editar código-fonte]

Sempre à frente no mercado, a Cecrisa investe constantemente em novas tecnologias. Aderiu ao sistema digital de impressão, sendo uma das primeiras empresas a trazer essa tecnologia para o Brasil. Em 2010 foram investidos aproximadamente R$ 23 milhões, incluindo a nova linha de produção de revestimentos em grandes formatos e fabricação de porcellanato técnico utilizando a tecnologia Croma.

Pioneirismo[editar | editar código-fonte]

A inovação e o pioneirismo sempre marcaram a trajetória da Cecrisa. A empresa é pioneira em várias inovações tecnológicas: Na produção de pisos com técnica de mono-queima; Na produção de revestimentos com técnica de monoporosa; Na utilização de Rotocolor; Na utilização de CAD no desenvolvimento de produtos; No setor cerâmico, nas Américas, a receber Certificação pela Norma ISO 9000; No setor cerâmico, no Brasil, a receber Certificação Leed Complieance; Na utilização de escolha eletrônica; Primeira empresa no Brasil a produzir porcelanatos esmaltados; Primeira empresa no Brasil a produzir porcelanatos em grandes formatos; Pioneira na prática da sustentabilidade e na utilização da produção mais limpa (P+L).

Responsabilidade Social[editar | editar código-fonte]

A Cecrisa tem a responsabilidade social como um dos seus valores fundamentais. Participa ativamente da comunidade, apoia atividades sociais, educativas, esportivas e culturais. Entra as ações comunitárias destacam-se: apoio ao grupo Desafio Jovem, Bairro da Juventude – entidade que atende crianças e adolescentes de famílias em risco social; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Asilo São Vicente de Paulo; Associação Criciumense de Apoio à Saúde Mental, Associação à Crianças com Câncer e patrocínio ao esporte amador, com a Taça Cecrisa – campeonato que ocorre há 18 anos e envolve aproximadamente mil atletas.

Responsabilidade Ambiental[editar | editar código-fonte]

A Cecrisa incorporou de forma definitiva a sustentabilidade como seu modelo de gestão e desenvolvimento. Ela é obtiva pelo encontro dos princípios ecológicos com a mais alta tecnologia. O termo Eco Tech Concept é a expressão desse encontro. É a ecologia sustentada pelo uso intensivo de tecnologia em produtos e processos produtivos, pelos investimentos industriais em equipamentos de última geração e pela utilização de matérias-primas nobres, puras e íntegras.

Sistema de Gestão Ambiental[editar | editar código-fonte]

Os programas do SGA são:

Abrangentes: O monitoramento abrange todas as atividades e todos os setores da empresa. São mais de 500 processos críticos em monitoramento.

Inclusivos: Integram todos os profissionais como promotores da sustentabilidade. O treinamento e as práticas motivacionais têm destaque na promoção de uma cultura organizacional voltada à preservação do meio ambiente.

Extensivos: Integram fornecedores para a geração de uma cadeia produtiva volta à gestão ambiental.

Conservação da água[editar | editar código-fonte]

As unidades industriais da Cecrisa funcionam com um circuito fechado de utilização e reutilização de água – a água usada é captada, analisada e tratada, para depois voltar ao processo produtivo. Projeto pioneiro na indústria cerâmica brasileira.

Atmosfera mais limpa[editar | editar código-fonte]

As chaminés das unidades da Cecrisa possuem filtros Jet Scrubber, que retém as particulas sólidas impedindo sua emissão à atmosfera, sendo a primeira empresa cerâmica brasileira a utilizar esses filtros.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Os prêmios conquistados pela Cecrisa são um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido e comprovam sua liderança. Principais prêmios:

A Revista "Exame Melhores e Maiores de 2010", confirmou novamente a posição de maior empresa do setor no Brasil. O guia Exame – Você S/A, apontou pela quinta vez a Cecrisa como uma das 150 melhores empresas para você trabalhar no Brasil. Resultado do modelo de gestão e uma prova de que a empresa é amada por seus profissionais. Na revista Dinheiro, conquistou pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar em Responsabilidade Social e Ambiental. A pesquisa da revista ainda destacou a empresa entre as melhores do Brasil do setor de material de construção e decoração e entre as melhores em sustentabilidade financeira, recursos humanos, governança corporativa e inovação e qualidade. Primeiro lugar no prêmio Expressão de Ecologia, maior premiação ambiental do sul de Santa Catarina, na categoria inovação tecnologica. Uma das maiores empresas do sul do Brasil, uma das 100 maiores de Santa Catarina, umas das 50 maiores receitas brutas, uma das 50 maiores em patrimônio líquido na revista Amanhã - Especial Grande Líderes - 500 maiores do sul.


Portinari[editar | editar código-fonte]

A Portinari é a marca premium da Cecrisa, atualmente dona do maior portfólio de porcellanatos nacional. Pesquisas mostram que a Portinari proporciona orientação e transporta aos produtos valores como confiabilidade e estilo. Cada lançamento da empresa é o resultado de intensas pesquisas tecnológicas e de design.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.