Chamaecyparis lawsoniana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cedro-do-oregon)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaChamaecyparis lawsoniana
cedro-do-óregão
Inflorescências femininas de Chamaecyparis lawsoniana.

Inflorescências femininas de Chamaecyparis lawsoniana.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Género: Chamaecyparis
Espécie: C. lawsoniana
Nome binomial
Chamaecyparis lawsoniana
(A. Murr.) Parl.

Chamaecyparis lawsoniana (A. Murr.) Parl., conhecida pelos nomes comuns de cedro-do-óregão, cedro-do-oregon, cedro-branco, cipreste ou cipreste-de-lawson, é uma árvore da família das cupressáceas, muito utilizada como árvore ornamental. É uma árvore nativa do noroeste da América do Norte, no sudoeste do Oregon, e no extremo noroeste da Califórnia, ocorrendo desde o nível médio da água do mar até uma altitude de 1500 m em vales montanhosos, muitas vezes a acompanhar cursos de água.

Caracteriza-se pelo seu porte elevado, atingindo entre 50 a 70 m, com uma copa piramidal e frondosa. A sua madeira é forte e durável. As folhas são escamiformes, decussadas e normalmente agudas, revestindo raminhos disticados na horizontal.

Os estróbilos dispõem-se na extremidade dos braquiblastos (ramos curtos). As inflorescências masculinas são purpúreas, dando origem a gálbulos de 8 a 10 mm, de cor glauca quando recentemente formados, com 6 a 10 escamas de escudo subplano, e castanhos quando maduros, seis a oito meses após a polinização.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, J.; Cedro, in "Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI", Volume VI, Editorial Verbo, Braga, Setembro de 1998
  • HOUAISS, Antônio; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; Lisboa; Temas e Debates; 2005
Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.