Cegonha-preta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCegonha-preta
Ciconia nigra 1 (Marek Szczepanek).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Género: Ciconia
Espécie: C. nigra
Nome binomial
Ciconia nigra
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
Ciconia nigra distr.png

A cegonha-preta (Ciconia nigra) é uma ave ciconiforme da família das cegonhas. Habita lagos, rios ou regiões alagadas rodeadas por densas florestas. A cegonha preta distribui-se, em Portugal, apenas pelas regiões mais interiores, inóspitas e isoladas. Os troços internacionais dos rios Douro, Tejo e Guadiana oferecem para esta espécie condições privilegiadas, sobretudo devido à fraca perturbação humana que aí se regista e à abundância de locais de nidificação.

É um animal fortemente migrante, exceptuando-se os espécimes da península Ibérica que são residentes.

Linha vermelha: Limite da migração
Setas laranja: Migração ocidental
Setas amarelas: Migração oriental
Azul: Local invernação
Ciconia nigra

Morfologia[editar | editar código-fonte]

A cegonha-preta é ligeiramente menor que a cegonha-branca. Carateriza-se pela plumagem branca no ventre e negra com reflexos metálicos no dorso, na cauda, na cabeça e no pescoço. O bico e as patas, de cor vermelho vivo no adulto, são esverdeados e bastante mais claros nos juvenis. A sua plumagem escura e metálica pode, por vezes, refletir a luz do sol, fazendo-a parecer bastante clara ao longe.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A sua alimentação é muito semelhante à da cegonha-branca. Inclui uma maior percentagem de peixe e outros seres aquáticos. O seu regime alimentar faz com que estas aves sejam extremamente úteis para a agricultura, pois comem inúmeros insectos e servem como controladores de possíveis pragas. A base da sua alimentação é constituída por crustáceos, anfíbios e pequenos peixes.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A cegonha-preta chega da sua migração em março, iniciando imediatamente a época de reprodução. Prefere fazer o ninho nas escarpas mais altas e afastadas da civilização humana ou nos ramos dos maiores pinheiros. A incubação dura vinte dias ou pouco mais.

A sua vida passa essencialmente pela grande conservação da sua grande plantaçao de pólen.

Estatuto de Conservação[editar | editar código-fonte]

Esta espécie encontra-se listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Vulnerável. A nível mundial, é considerada pela IUCN uma espécie de estatuto Pouco Preocupante.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cegonha-preta

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Ciconia nigra. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 28.10.2007.