Lenda da fundação da Sertã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Celinda)
O brasão da Sertã inclui a inscrição "Sartago Sternit Sartagine Hostes" (A Sertã derruba os seus inimigos com uma sertã), uma referência à lenda.

A lenda da fundação da Sertã é uma tradição oral que atribui a edificação do Castelo da Sertã a Sertório e data de 74 a.C,Quinto Sertório um militar romano exilado por motivos políticos, que liderou os povos da Península Ibérica contra os exércitos da República Romana[1]. .

A cerca de 80 a.C., Quinto Sertório chegou à Península Ibérica e aliou-se aos lusitanos, tornando-se num líder de carisma comparável a Viriato (assassinado a 139 a.C.).

Segundo a lenda, nas lutas ocorridas pela conquista da Lusitânia houve um ataque romano ao castelo, no qual pereceu o seu chefe. Ao saber da notícia, e apercebendo-se que o inimigo chegava às muralhas, a sua esposa Celinda subiu às ameias com uma enorme sertã ou sertage (um tipo de frigideira quadrada), cheia de azeite a ferver, na qual fritava ovos, lançando o azeite fervente sobre os soldados que se dispersaram. Obteve, desse modo, tempo para que chegassem reforços dos lugares mais próximos. Teria sido assim que o nome Sertã foi dado ao lugar.

Para uma pequeníssima animacão sobre a lenda ver aqui.



Referências

  1. Município da Sertã. «Castelo». Consultado em 17 de Outubro de 2012. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2012