Celtic Woman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Celtic Woman
Informação geral
País  Irlanda
Gênero(s) Música celta
Período em atividade 2004 - atualmente
Gravadora(s) EMI e Manhattan
Página oficial www.CelticWoman.com
Integrantes
Máiréad Nesbitt
Lisa Lambe
Susan McFadden
Mairéad Carlin
Ex-integrantes
Lisa Kelly
Méav Ní Mhaolchatha
Deirdre Shannon
Hayley Westenra
Orla Fallon
Alex Sharpe
Lynn Hilary
Chloë Agnew

Celtic Woman é um grupo de música formado atualmente por quatro artistas irlandesas: as vocalistas Mairéad Carlin, Susan McFadden, Lisa Lambe e a violinista Máiréad Nesbitt. O repertório vai desde canções tradicionais célticas até música moderna. Até agora o grupo lançou quatro álbuns: Celtic Woman, Celtic Woman: A Christmas Celebration, Celtic Woman: A New Journey, The Greatest Journey: Essential Collection e Celtic Woman: Songs from the Heart, e fizeram muitas turnês mundiais.

A popularidade da música celta fora da Irlanda e da Europa já tinha sido consolidada por artistas como Enya, e por espetáculos como Riverdance e Lord of the Dance, e Celtic Woman já foi inclusive chamada de "Riverdance de vozes".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sobre os álbuns[editar | editar código-fonte]

Celtic Woman foi filmado no dia 15 de setembro de 2004 no chamado The Helix (um prédio na Dublin City University usado para concertos, apresentações, mostras e conferências), e obteve máxima lotação. Essa apresentação foi ao ar pela PBS em março de 2005, nos Estados Unidos, e em algumas semanas o primeiro álbum epônimo do grupo, Celtic Woman, alcançou primeiro lugar na Billboard, permanecendo neste posto por 68 semanas consecutivas (um recorde) e 81 semanas ao todo. Muito do sucesso do grupo nos EUA deve-se à grande propaganda feita pela PBS. O DVD com o show no The Helix foi lançado junto com o CD.

O lançamento de seu segundo álbum, Celtic Woman: A Christmas Celebration, em 19 de outubro de 2006, colocou seu primeiro álbum na posição número dois da lista da Billboard.

O terceiro álbum do grupo teve como preparação a filmagem do show nos dias 23 e 24 de agosto de 2006, no Castelo de Slane, na Irlanda, e foi transmitido pela PBS em dezembro desse ano. O álbum, chamado Celtic Woman: A New Journey, foi lançado juntamente com o DVD. Imediatamente alcançou a posição de número 4 no Billboard 200, e número 1 na lista da Billboard Music Chart, colocando os álbuns anteriores uma posição abaixo, garantindo ao grupo os três primeiros lugares da lista.

Em resposta à grande popularidade alcançada no show do Castelo de Slane, em 2006, a PBS Television transmitiu, em 7 de dezembro de 2007 um concerto especial novamente no The Helix Theatre. Em 2008 foi lançado um novo álbum, chamado The Greatest Journey: Essential Collection.

Em janeiro de 2010 foi lançado o mais um show denominado Celtic Woman: Songs from the Heart.

Membros do grupo[editar | editar código-fonte]

Os membros originais de Celtic Woman eram Chloë Agnew, Órla Fallon, Lisa Kelly, Méav Ní Mhaolchatha e Máiréad Nesbitt. Durante a gravidez de Méav, em 2005, a cantora Deirdre Shannon foi selecionada para preencher seu lugar durante a turnê. Ela deixou o grupo em 2006, com a volta de Méav.

Para o álbum A New Journey, Celtic Woman contou com a presença de Hayley Westenra, cantora já bastante famosa, que durante a turnê do novo CD alternou as apresentações com Méav Ní Mhaolchatha.

Em agosto de 2007, Méav Ní Mhaolchatha anunciou que deixaria permanentemente o grupo, para dedicar-se à sua carreira solo. Foi substituída pela cantora Lynn Hilary, que fez sua primeira aparição em outubro daquele mesmo ano, em Estero, na Flórida.

Em 2008, Lisa Kelly teve outro filho, e por isso teve que deixar o grupo temporariamente, sendo substituída por Alex Sharpe durante a turnê de A New Journey.

Para a turnê de 2009, Isle of Hope, o grupo não pode mais contar com a presença de Orla Fallon que, segundo o site oficial, saiu do grupo para passar mais tempo com a família e para trabalhar num novo álbum solo. Por isso Alex Sharpe passou a substituir Orla integralmente.

Em janeiro de 2010, Alex Sharpe deixou o grupo para dedicar-se a carreira solo e a família. Informação dada no site oficial do grupo.

Em novembro de 2010, Lynn Hilary deixou o grupo. Informação dada no site oficial do grupo.

Em 2010, entrou mais uma membro no grupo, Lisa Lambe.

Na nova turnê de 2012 do grupo, não contarão com a presença da Lisa Kelly que saiu de licença para ter o 4º filho, e em entrevista, a cantora anuncia que permanecerá fora do grupo para se dedicar à sua família, sem data prévia para sua volta.

No final de 2011 ou início de 2012 entrou no grupo a cantora irlandesa Susan McFadden. Informação dada no site oficial do grupo.

Em 2013, o grupo fará uma nova turnê pela América do Norte, nomeada "Celtic Woman 2013 Spring Tour".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Ireland.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Irlanda, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.