Centrais Elétricas Matogrossenses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cemat)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Centrais Elétricas Matogrossenses S.A
CEMAT
Tipo Sociedade Anônima
Cotação BM&F Bovespa: [1]
Fundação 1958
Sede Cuiabá
Locais Brasil
Produtos Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Página oficial www.cemat.com.br

A Centrais Elétricas Matogrossenses (CEMAT) é uma empresa de distribuição, transmissão e geração de energia, controlada pelo Grupo Rede.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1928, o Mato Grosso passava a ter sua primeira Usina Hidrelétrica, com o tempo a necessidade do aumento da produção de energia no estado foi obrigatória, sendo então construído outra usina, mas o problema era na distribuição, e em 1958 a Central elétrica Mato-Grossense foi criada, e ao passar dos anos os sistemas de geração, transmissão, transformação e distribuição foi ampliado, englobando boa parte do estado.

No ano de 1994, o Governo do Mato Grosso e a Eletrobrás, passaram a administrar o boa parte do capital aberto da empresa, que em 1997, seria leiloada e adquirida pelo Grupo Rede.

Geração e transmissão[editar | editar código-fonte]

O Grupo Rede, é caracterizado mais pela transmissão e distribuição do que pela geração, contanto com algumas Usina hidrelétricas, Usina termoelétricas e ainda Usinas Dieselétricas, a Usina Hidrelétrica Guaporé, além de diversas PCH por todo o estado, como por exemplo nos Rio Braço Norte que forma no município de Guarantã do Norte e Novo Mundo um complexo com quatro usinas, isso também ocorre em Aripuanã onde há duas usinas, gerando quase 13.000 Kw. O sistema de distribuição foi modernizado após a privatização, assim como todo o sistema de transmissão que chega a ser interligado com o sitema nacional.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Área de concessão[editar | editar código-fonte]

Moradores de 141 municípios mato-grossenses são beneficiados pela Cemat, totalizando 827.762 consumidores, numa área de 903.358 quilômetros quadrados.

Qualidade do serviço[editar | editar código-fonte]

A qualidade do serviço das distribuidoras de energia elétrica é medido pela ANEEL através do indicador de desempenho global de continuidade (DGC) e divulgado anualmente no ranking de continuidade do serviço. A CEMAT é uma distribuidora que fornece energia para sistemas elétricos isolados (não conectados ao Sistema Interligado Nacional).[1] Abaixo os valores da companhia no ranking:

Ano referência DGC Posição
CEMAT
Empresas
avaliadas
2013[2]
1,08
26
35

Reajustes tarifários[editar | editar código-fonte]

A ANEEL define anualmente os reajustes tarifários para todas as distribuidoras de energia elétrica no Brasil.

A partir de Reajuste tarifário
Baixa tensão
B1
Baixa tensão
cativos
Alta tensão
cativos
8 de abril de 2014[3]
+11,16%
+11,16%
+13,42%

Referências

  1. Indicador de Desempenho Global de Continuidade - DGC (em português). ANEEL. Página visitada em 09.04.2014.
  2. Ranking da Continuidade do Serviço 2013 (em português). ANEEL. Página visitada em 09.04.2014.
  3. Cemat (MT) tem reajuste tarifário aprovado pela ANEEL (em português). ANEEL (07.04.2014). Página visitada em 07.04.2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.