Cemitério da Quarta Parada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cemitério da Quarta Parada (exterior 5).jpg
Cemitério da Quarta Parada (interior 2).jpg

O Cemitério da Quarta Parada, também conhecido como Cemitério do Brás, é um cemitério localizado no bairro da Quarta Parada (entre os distritos da Água Rasa, Belém e Mooca) na cidade de São Paulo, Brasil.

Foi fundado no dia 6 de janeiro de 1893 e conta com uma área de 183 mil m2 e cerca de 400 mil pessoas sepultadas.

O nome "Quarta Parada" tem origem no fato de estação constituía a quarta parada do trem em direção ao município de Cachoeira Paulista, contando a primeira a partir da estação do Brás. Hoje, as duas paradas intermediárias estão desativadas, mas o cemitério adotou o nome dado ao bairro pela estação. O antigo nome oficial de "Cemitério do Brás" deve-se à sua criação ser anterior ao desmembramento do distrito do Brás, ocorrida no início do século XX.

O acervo dos livros de sepultamento de 1893 a 1941 foi totalmente digitalizado e está disponível para pesquisa no website Family Search d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ("mórmons").


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O cemitério já foi palco de duas pegadinhas do programa Topa Tudo Por Dinheiro, na primeira foi colocado um esqueleto dentro de um táxi (um Fiat Tempra) guiado por controle remoto e foi instalado um alto-falante, a segunda, também foi usado o esqueleto, só que em uma motocicleta, também guiada por controle remoto e com alto-falante. São consideradas clássicas.

Personalidades enterradas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cemitério da Quarta Parada
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.