Cemitério de Highgate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Túmulo de Karl Marx, East Cemetery

O Cemitério de Highgate, oficialmente chamado de Cemitério de St. James, fica no bairro de Highgate, no norte da cidade de Londres, Inglaterra. Foi consagrado pelo Bispo de Londres em 1839, quatro dias antes do 20º aniversário da Rainha Vitória.

O sociólogo alemão Karl Marx, juntamente com sua esposa, está enterrado ali, no setor reservado aos banidos pela Igreja Anglicana. Ao lado do túmulo, há a inscrição "Trabalhadores de todas as terras, uni-vos" e um busto de bronze. A governanta da família, Helena Demuth, amante de Marx e mãe de um de seus filhos, também está sepultada na mesma tumba.

O cemitério ainda é famoso por suas "catacumbas egípcias", com os túmulos de John Galsworthy, George Eliot, Michael Faraday e Dante Gabriel Rossetti. O ex-agente secreto russo Alexander Litvinenko, morto por envenenamento, foi enterrado ali.

O lugar tem fama de mal-assombrado. De 1967 a 1983, pessoas alegaram ter encontrado túmulos abertos e visto fantasmas e vampiros. Explorando esta fama, em 2001, o game Drácula 2 - O Último Santuário reconstituiu o Cemitério de Highgate em um ambiente 3D, juntamente com outros cenários mórbidos.

Campa desconhecida, Cemitério de Highgate
Circle of Lebanon, Cemitério Oeste
Entrada das "catacumbas egípcias", Cemitério Oeste
Campa deWilliam Friese-Greene de Edwin Lutyens, Cemitério Este

Localização[editar | editar código-fonte]

O cemitério fica nos dois lados da Swain's Lane em Highgate, N6, ao lado do Waterlow Park. A entrada principal fica a norte da Oakshott Avenue. Existe outro portão que atualmente não é utilizado em Chester Road. O cemitério fica nos bairros de Camden, Harigey e Islington. A estação de metro mais próxima é Archway que faz parte da Northern line.

História e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O cemitério original abriu em 1839 e fazia parte de um plano de criação de sete cemitérios grandes e modernos na periferia do centro de Londres. O plano ficou conhecido como Os Sete Magníficos ("Magnificent Seven"). Os cemitérios no interior da cidade (que na sua maioria não passavam de campas adjacentes a igrejas) já não eram suficientes para albergar o grande número de enterros e eram vistos como um risco para a saúde pública e um local pouco digno para enterrar os mortos. O projeto inicial do cemitério de Highgate ficou a cargo do arquiteto e empresário Stephen Geary.

Numa segunda-feira, dia 20 de maio de 1839, St. James foi designado como santo protetor do cemitério pelo Reverendo Charles Blomfield, o Bispo de Londres. Cerca de quinze acres foram reservados para uso da Igreja Anglicana e dois acres foram reservados para dissidentes. A compra de terrenos no cemitério podia ser feita de forma temporária ou permanente. Elizabeth Jackson de Little Windmill Street em Soho foi a primeira pessoa a ser enterrada em Highgate a 26 de maio de 1839.

À semelhança dos restantes "Sete Magníficos", Highgate tornou-se rapidamente no local da moda para enterros e era bastante admirado e visitado. A atitude vitoriana em relação à morte e o aspeto do cemitério levaram à criação de vários túmulos e edifícios góticos. O cemitério, que fica ao lado de Waterlow Park, ocupa uma colina virada para sul e com um declive ligeiro. Em 1854 foi comprada a zona a este do cemitério original que atravessa Swains Lane foi comprada. Esta zona ainda é usada hoje em dia para enterros, assim como a zona oeste.

A área do cemitério tem árvores, arbustos e flores silvestres, a maioria delas cresceram ali sem intervenção humana. Ali há vários pássaros e animais pequenos como raposas e esquilos. A Egyptian Avenue e o Circle of Lebanon têm túmulos, jazigos e caminhos serpenteantes construídos nas colinas. Para sua proteção, a zona mais antiga do cemitério só pode ser acedida em visitas de grupo. Ali encontra-se uma coleção impressionante de mausoléus e campas vitorianas e ainda túmulos bastante elaborados. A zona este, que contém uma mistura de campas modernas e vitorianas, pode ser visitada livremente.

O túmulo de Karl Marx, as "catacumbas egípcias" e o Columbarium são edifícios de interesse público.

Devido à associação do cemitério de Highgate com Karl Marx, vários líderes e pensadores socialistas encontram-se lá enterrados.

O cemitério de Highgate faz parte de uma grande parte de obras entre as décadas de 1960 e 1980 devido ao seu alegado passado oculto, principalmente por alegadamente ser o local de origem do "Vampiro de Highgate".

Friends of the Highgate Cemetry[editar | editar código-fonte]

O Friends of Highgate Cemetry Trust foi criado em 1975 e adquiriu a propriedade livre e alodial do Cemitério de Highgate em 1981. Desde aí que o grupo é responsável pela manutenção do local. Em 1984 o grupo publicou o livro Highgate Cemetry: Victorian Valhalla, escrito por John Gay.

Sepultamentos[editar | editar código-fonte]

Karl Marx é a personalidade mais conhecida enterrada em Highgate. O seu túmulo foi alvo de tentativas de ataques com bombas em 2 de setembro de 1965 e em 1970 e é celebrado com uma pedra memorial (Marx foi enterrado ali perto).

Outras figuras proeminentes da Era Vitoriana, e não só, estão enterradas em Highgate. A maioria das figuras históricas notáveis estão enterradas na zona este. Estão disponíveis visitas guiadas a esta zona, porém, devido ao vandalismo e a caçadores de lembranças, os visitantes não têm acesso livre à mesma. Apenas pessoas com uma ligação pessoal áquela zona do cemitério e que possuam um passe para a campa dos seus entes queridos falecidos têm acesso livre.

Sepultamentos notáveis[editar | editar código-fonte]

Cemitério leste[editar | editar código-fonte]

Cemitério oeste[editar | editar código-fonte]

Visitas[editar | editar código-fonte]

A 1 de março de 2013 foram impostos novos preços para a entrada no Highgate Cemetry. O Cemitério Oeste só pode ser visitado com uma visita guiada. Esta visita custa agora 12£ para adultos e £6 para crianças. Porém, este preço dá acesso ao Cemitério Este e inclui um mapa. A visita guiada tem a duração de aproximadamente uma hora.

O acesso ao Cemitério Este (acesso livre) custa £4 para adultos e também inclui um mapa. O custo de uma visita guiada ao Cemitério Este é de £8 para adultos e £4 para crianças.

Durante a semana as visitas guiadas têm se ser marcadas através do site do cemitério. Ao fim-de-semana não é necessário fazer marcação e os bilhetes podem ser adquiridos no local. As visitas guiadas começam às 11:00 e, durante o Verão, a última visita começa às 16:00.

Em conformidade com a política do National Trust, não há descontos para estudantes.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cemitério de Highgate