Cena Aberta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cena Aberta
Informação geral
Formato
Duração 25-40 minutos
Criador(es) Guel Arraes
Jorge Furtado
Regina Casé
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Produção
Elenco Ver episódios
Transmissão original 18 de novembro de 20039 de dezembro de 2003
N.º de episódios 4

Cena Aberta foi um programa de televisão brasileiro, exibido pela Rede Globo em 2003 e apresentado por Regina Casé.

Produzido pela Globo em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre, a atração trazia uma adaptação de obra literária a cada um dos quatro episódios, apresentados sempre às terças-feiras.

Com uma proposta diferente da dos demais formatos de teledramaturgia, o programa não tinha separação entre o que ocorria por trás ou na frente das câmeras, ou seja, não fazia distinção entre dramaturgia e documentário. A ideia era oferecer uma história de ficção ao telespectador, porém mostrando o trabalho de produção de um programa do tipo. A trama era revelada à medida que o público acompanhava o processo de adaptação da história para a televisão, a seleção do elenco, a preparação dos atores, a escolha das locações, os ensaios e a caracterização dos personagens. A história era contada no decorrer de cada uma dessas etapas de produção, e o produto final não era nem um programa de dramaturgia nem um making-of.

Foi exibido entre 18 de novembro e 9 de dezembro de 2003

Episódios[editar | editar código-fonte]

A Hora da Estrela[editar | editar código-fonte]

Episódio baseado no livro de Clarice Lispector, A Hora da Estrela. Macabéa, uma nordestina de 19 anos, se envolve em um triângulo amoroso. Macabéa se apaixona por Olímpico de Jesus, com quem começa a namorar, até ele se apaixonar por Glória, uma colega de trabalho de Macabéa. Ela, então, vai ver seu futuro com uma vidente, Madame Carlota, que lhe dá a boa notícia de se casará com um estrangeiro. Macabéa morre atropelada pouco tempo depois.

Exibido em 18 de novembro de 2003.

Negro Bonifácio[editar | editar código-fonte]

Baseado no conto de mesmo nome do autor Simões Lopes Neto. Mostra a história de um triângulo amoroso entre Tudinha, Nadico e o Negro Bonifácio. Tudinha gosta do Negro Bonifácio, mas sente ciúmes ao vê-lo com outra mulher. Ela, então, o desafia para uma corrida de cavalo com Nadico, em que Bonifácio ganha. Acontece, então, uma briga pelo amor de Tudinha.

Exibido em 25 de novembro de 2003, gravado em Canela, Rio Grande do Sul.

Folhetim[editar | editar código-fonte]

Baseado na obra A Ópera de Sabão, de Marcos Rey. Passada nos anos 50, mostra a história de Hilda, uma dona-de-casa que trabalha numa rádio como astróloga e conselheira sob o nome de Madame Zora. Ela recebe uma carta de uma ouvinte chamada Ginasiana Enganada, que engravidou de um mulherengo e está desesperada. Madame Zora se solidariza com a moça, sem saber que foi seu filho, Lenine, que a engravidou.

Exibido em 2 de dezembro de 2003.

As Três Palavras Divinas[editar | editar código-fonte]

Baseado no conto de mesmo nome de Leon Tolstoi. Simão é um pobre sapateiro que tem uma mulher e dois filhos para sustentar. Quanto o dinheiro acaba, Simão vai cobrar as dívidas de todos os seus clientes, que são tão ou mais pobres que ele. Ele encontra com Miguel, um anjo caído do céu por castigo de Deus, que quer que ele aprenda mais com os homens.

Exibido em 9 de dezembro de 2003.

2º Show de Terça da Rede Globo

Brava Gente (2000/2003) « anterior Cena Aberta (2003) seguinte » A Diarista (2004/2007)