Cenobita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ícone copta de São Pacômio, fundador do monasticismo cenobita cristão.

Um cenobitas ou um cenobita é um monge que leva uma vida retirada, mas em comum com outros que têm os mesmos interesses, princípios e/ou prerrogativas. É uma das formas que assume o monasticismo no Ocidente, normalmente pertencem a uma Ordem religiosa e vivem de acordo com uma Regra, ou seja, uma coleção de preceitos, tais como a Regra de São Bento. Difere do monasticismo eremítico justamente por sua vida em comunidade, o eremita afasta-se do contato com o mundo para assim melhor buscar a Deus.

A palavra deriva do grego κοινός e βίος (koinos e bios, significando algo como comum e vida) e chegou até nós pela sua forma latina. O adjetivo é κοινοβιακόν na sua forma grega. Um grupo de cenobitas forma o que se conhece por cenóbio.

O monasticismo cenobítico existe em diversas religiões, do Budismo ao Cristianismo tem sido a forma mais proeminente de vida monástica no mundo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.