Central do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


A Central do Brasil compreende a região do entorno da estação de trens da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

A Central do Brasil localiza-se no limite do Centro com o bairro da Gamboa, junto à Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade do Rio de Janeiro.

No Século XIX a Central do Brasil era a estação inicial da Estrada de Ferro Dom Pedro II, sistema que se estendia até os estados de Minas Gerais e São Paulo. Ao longo do Século XX o transporte ferroviário de longa distância perdeu importância. Foram instalados no entormo diversos outros terminais voltados ao transporte urbano de passageiros. A Central do Brasil compreende atualmente:

  • o Terminal Intermunicipal Américo Fontenelle, um dos principais terminais de ônibus urbanos, que operam linhas intermunicipais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo que 20% das linhas que provenientes da Baixada, que paravam nesse terminal, temporariamente migraram para o INTO, na Zona Portuária[1] . que nos próximos anos devam mudar com a entrada do BRT TransBrasil.
  • um terminal de ônibus urbanos municipais.

A Central do Brasil serviu de cenário para o filme homônimo, gravado em 1998.

Referências

  1. O Globo (21/10/2013). Perimetral: ônibus intermunicipais têm novos pontos finais. 17h41. Página visitada em 22/10/2013.