Centro (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro
—  Bairro do Brasil  —
Novaiguacu prefeitura.jpg
Região administrativa Centro
Distrito Centro
Município Nova Iguaçu
Área
 - Total 3,5247
População (2000)
 - Total 28,867
    • Densidade 8.190/km2 
Rendimento médio mensal 14.228
Subprefeitura Centro
Fonte: Não disponível

O Centro é um bairro do município brasileiro de Nova Iguaçu.[1] Está situado na Região Central deste município, é capital da URG Centro, do Setor de Planejamento Integrado do Nordeste e sede do Governo de Nova Iguaçu. É o centro geográfico, político, econômico, sociocultural e administrativo do município, e exerce forte influência sobre todos os outros bairros. Possui os melhores indicadores de qualidade de vida: IDH, Taxa de alfabetização, Expectativa de Vida, além de ser o bairro que mais conta com serviços como saúde, empregos, educação e saneamento básico, e de lazer como praças, parques, shoppings, passeios, cinemas, teatros etc.

Localiza-se a uma latitude de 22°45'34" sul e a uma longitude de 43°27'00" oeste, estando a uma altitude de 25 metros. Sua população, 28 867 habitantes (Censo 2000), está distribuída em 3,5247 km², perfazendo assim uma densidade demográfica de 8 190 hab/km². Ainda segundo o Censo 2000, o número de domicílios no Centro é 14 228 e a taxa de alfabetização é 96,5%.[2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O Centro apresenta-se geograficamente limitado pelos seguintes bairros: Moquetá e Rancho Novo, a norte; Jardim Tropical e Califórnia, a nordeste; Vila Nova, a leste; Caonze, a sudeste; Bairro da Luz, a oeste; e Chacrinha, a noroeste.

Longitudinalmente, apresenta uma extensão máxima de 3 km e transversalmente 2,3 km, perfazendo uma área de 3,5247 km², que o coloca como o 21º maior de um total de 69 bairros.

Delimitação[editar | editar código-fonte]

001 – BAIRRO CENTRO - Começa no encontro da Rua Dr. Barros Júnior com a BR116 - Rod. Presidente Dutra. O limite segue pelo eixo da BR116 – Rod. Presidente Dutra até a Rua Frederico de Castro Pereira (antiga Rua do Encanamento), segue por esta (incluída) até a Rua Áurea Fonseca de Jesus, segue por esta (excluída) até a Rua Oscar Soares (trecho da antiga Estr. Dr. Plínio Casado), segue por esta (incluída) até a Via Light, segue pelo eixo desta, até a Divisa municipal com o Município de Mesquita – Lei n.º 3253, de 25 de setembro de 1999, segue por esta divisa até o Ramal Ferroviário de Passageiros da Flumitrens, segue pelo eixo desta até o prolongamento da Rua Lopes Trovão, segue por esta e por seu prolongamento (incluída) até a Cota Altimétrica de 100 metros, segue por esta cota até a Linha delimitadora do Loteamento Jardim São João (PAL 46/51), segue por esta linha delimitadora até o seu encontro com a Rua Maria Heloísa Gomes Rosas, segue por esta (incluída) até a Av. Abílio Augusto Távora, segue por esta (incluída) até a Rua Salgado Filho, segue por esta (incluída) até a Rua Dr. Mauro Arruda, segue por esta (incluída) até a Rua Vereador Alcebíades Soares de Melo (antiga Trv. do Bananal), segue por esta (excluída) até a Av. Dr. Mário Guimarães, segue por esta (incluída) até a Rua Monteiro Lobato, segue por esta e por seu prolongamento (excluída) até o Ramal Ferroviário de Passageiros da Flumitrens, segue pelo eixo desta até o prolongamento da Rua Gal. Rondon, segue por esta (incluída) até a Via Light, segue pelo eixo desta até a Av. Governador Roberto Silveira, segue por esta (incluída) até a Rua José Alves Pereira, segue por esta (excluída) até a Rua Sinuosa, segue por esta (incluída) a Rua Antônio Willmann, segue por esta (excluída) até a Rua Telles Bittencourt, segue por esta (incluída) até a Rua Terezinha Pinto, segue por esta (incluída) até a Rua Dr. Barros Júnior, segue por esta (incluída) até o ponto inicial desta descrição.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

A hidrografia do Centro é composta pelo Rio Maxambomba, canalizado sob as vias da cidade e que corre em direção ao Rio Botas. O Canal da Via Light recolhe todo o esgoto e águas pluviais do bairro e despeja-os no Rio da Luz.

Centro de Nova Iguaçu

Transportes[editar | editar código-fonte]

Os Transportes de Nova Iguaçu são muitos e desejados para algumas cidades e bairros de municípios próximos (Como Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Queimados e etc.). As linhas municipais são operadas por empresas como Linave, Salutran, Glória, dentre outras, que tem o seu ponto final na Avenida Marechal Floriano Peixoto ou na Rua Coronel Bernardino de Melo.

Comércio[editar | editar código-fonte]

O Centro de Nova Iguaçu é considerado o segundo principal pólo logístico do estado do Rio de Janeiro.[carece de fontes?]

O centro comercial existente no bairro, apelidado de “Calçadão” é o segundo maior do Estado (atrás do centro comercial de Madureira, na capital.[carece de fontes?] Em 2003, sofreu um projeto de revitalização chamado “Shopping a Céu Aberto”, que revitalizou dezessete ruas e três praças numa área de 400 mil m².

Área Nobre[editar | editar código-fonte]

Nova Iguaçu é a cidade com a maior concentração de classe média da Baixada Fluminense e a quarta maior do estado. A região tem sido objeto de grande especulação imobiliário e investimentos no setor da construção civil principalmente na área central do município. Com empreendimentos de Alto Padrão como exemplos: Spazio Mário Guimarães, Acqua Residencial, Castel Del Monte, Primes Residences, Springs Condomínio Resort, Rossi Exclusivo, Florae Nova Iguaçu , Residencial Afrânio, Residencial Ibiza, Esplendor Residencial Resort, Golden Village Residences, Golden Gate Club Condominium, Residências da Floresta, Aldeia do Porto residence, Rossi Mais Parque Iguaçu, Dez Nova Iguaçu, entre outros. A região onde encontram-se estes empreendimentos são consideradas a área mais valorizada da cidade, o qual os preços dos imóveis variam de R$250.000,00 até R$600.000,00.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Centro (Nova Iguaçu)
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003
Brasão de Nova Iguaçu.svg Este artigo é um esboço sobre a cidade de Nova Iguaçu. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.