Centro (política)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Centrismo na política, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita (política), é a posição de quem se encontra no centro do espectro ideológico. Para alguns, há apenas duas posições políticas: a de esquerda e a de direita. Porém no conceito da existência de uma Esquerda e Direita política há a visão centrista, que é utilizada pelos moderados.

Um partido de centro não é nem capitalista extremado nem comunista, mas ele vê a necessidade de defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social. Na visão da política de centro, não deve haver extremismos ou intransigências, a sociedade . Os seus principais valores são: antiextremismo sustentado pelo equilíbrio que cria a tolerância que defende a coexistência pacifica.[1] Os políticos de centro são caracterizados como sendo mais conciliadores e menos intolerantes.

Os eleitores podem se identificar com centristas por uma série de razões, como por exemplo pragmatismo ideológico, foi mesmo sugerido que os indivíduos votam em partidos "centrista" por razões puramente estatísticas. [2]

Também existem outras posições derivadas do centrismo, como a centro-esquerda e a centro-direita, mas, como os seus nomes indicam o primeiro pertence ao espectro da esquerda política e o segundo à direita política.

Partidos centristas

América do Sul

Europa

Ver também

Referências

  1. Oliver H. Woshinsky. Explaining Politics: Culture, Institutions, and Political Behavior. Oxon, England, UK; New York, New York, USA: Routledge, 2008. Pp. 141, 161.
  2. Probabilistic Voting and the Importance of Centrist Ideologies in Democratic elections Enelow and Hinich, The Journal of Politics, 1984 Southern Political Science Association