Centro Administrativo da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prédio Luís Eduardo Magalhães da Assembleia.

O Centro Administrativo da Bahia, mais conhecido pelo acrônimo CAB, é um complexo público no qual está localizada parte considerável das secretarias e órgãos do Governo da estado da Bahia. Entre os órgãos instalados no CAB estão a Assembleia Legislativa, o TRE-BA, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a Secretaria de Turismo.

Foi implantado no primeiro governo de Antônio Carlos Magalhães, em 1972. Muitos dos edifícios, como os das secretarias, o Centro de Exposições do CAB (1974) e a Igreja do CAB (1975) foram projetados pelo arquiteto João Filgueiras Lima. O traçado viário é de autoria de Lúcio Costa.

A cerca de 15 km do centro da cidade, por vezes é considerado parte do bairro de Sussuarana, outras vezes é considerado um bairro de fato. A região é cercada de vestígios de Mata Atlântica às margens da Avenida Paralela.

Circuito de rua[editar | editar código-fonte]

Circuito de rua do CAB, onde realiza-se o GP Bahia de Stock Car Brasil.

E em 9 de agosto de 2009, foi realizada a primeira prova da história da Stock Car em um circuito de rua e no Nordeste: o GP Bahia, nas ruas do CAB.[1] [2]

Para a temporada 2010 do GP Bahia, o circuito sofreu melhorias para comportar os 60 mil espectadores. Estas melhorias foram, sobretudo, medidas para organização do fluxo e acesso à região do CAB. Ainda em 2010, o circuito passou a se chamar "Circuito Ayrton Senna", em homenagem ao brasileiro tricampeão da Fórmula 1. Junto com o novo nome, foi inaugurada um monumento a Ayrton Senna, de autoria do artista baiano Bel Borba.

Outros fatos[editar | editar código-fonte]

No início da década de 1980, o Centro Administrativo da Bahia foi sede do que foi considerado um grande evento, a visita do primeiro Papa a pisar em solo brasileiro, o papa João Paulo II, em 1982.

Em 10 de julho de 2004, o Centro Administrativo serviu de palco para outro grande evento, a gravação do CD Esperança do grupo musical gospel Ministério de Louvor Diante do Trono com um público de mais de 1.000.000 (um milhão) de pessoas, de diversas religiões, segundo dados da Polícia Civil da Bahia. [3]

Referências

  1. Terra Networks (Terça, 9 de junho de 2009, 13h56). Bahia receberá prova de rua da Stock Car (em português). Visitado em 14 de junho de 2009.
  2. Mercado & Eventos (5 de junho de 2009, 16h13). Contrato para realização do GP Bahia da Stock Car será assinado dia 9 (em português). Visitado em 14 de maio de 2009.
  3. MENEZES, Eduardo de. CD Esperança (Diante do Trono) (em português). Visitado em 14 de junho de 2009.