Centro Edelstein de Pesquisas Sociais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro Edelstein de Pesquisas Sociais[1] [2] é uma instituição de pesquisa e promoção do debate público em torno da consolidação de democracias com justiça social na América Latina e a participação ativa dos países latino-americanos na formulação das agendas da globalização. É dirigido por Bernardo Sorj[3] e tem Joel Edelstein na presidência de seu Conselho.

O centro Edelstein promove a realização de pesquisas que contribuam ao desenvolvimento das instituições e políticas públicas, privilegiando a Internet como infra-estrutura de acesso livre e universalização do conhecimento, desenvolvendo bibliotecas virtuais, bancos de dados e estudos que sistematizem a pesquisa disponivel na Internet. As bibliotecas virtuais do Centro Edelstein oferecem acesso livre a quatro coleções:

  • Sociedade da informação, com 35.000 textos em varias línguas
  • Biblioteca de Livros Brasileiros em Ciências Sociais, com 120 títulos de livros já publicados que não se encontram no circuito comercial
  • Plataforma Democrática, com 15.000 sobre acadêmicos sobre a democracia na America Latina e Scielo Social Sciences, que traduz artigos de revistas brasileiras e latinoamericanas para a língua inglesa.

O Centro Edelstein desenvolve projetos em parceria com outras instituições, nacionais ou internacionais. Em conjunto com o iFHC coordena o projeto Plataforma Democrática, com o objetivo de desenvolver pesquisas e debates sobre os caminhos da democracia na região.

Referências