Centre national de la recherche scientifique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centre national de la recherche scientifique
Centre national de la recherche scientifique
Centre national de la recherche scientifique
Tipo public research institution in France, instituto de investigação, editor de acesso aberto, base de dados online
Inauguração 1939 (85 anos)
Administração
Presidente(a) Antoine Petit
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 48° 50' 51.72" N 2° 15' 50.4" E
Mapa
Localização - França

O Centre national de la recherche scientifique, mais conhecido pela sigla CNRS (em inglês: French National Centre for Scientific Research), é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo.[1] Suas atividades cobrem praticamente todas as áreas do conhecimento - matemática, psicologia, química, energia Nuclear, engenharia científica, comunicação e informação tecnológica e científica, saúde, ciências sociais e humanas, entre outras.- em 1 100 unidades de pesquisa e serviços certificados,[2] sendo a maior parte produzida com outras estruturas (universidades, outros estabelecimentos públicos de ciência e tecnologia, grandes écoles, indústrias etc).

O CNRS foi criado em 19 de outubro de 1939 mediante decreto-lei[3] com a finalidade de "coordenar a atividade dos laboratórios, tendo em vista aumentar o rendimento da pesquisa científica" na França. Após a Segunda Guerra Mundial, foi reorganizado e reorientou suas atividades para a pesquisa fundamental. Atualmente, o CNRS é vinculado administrativamente ao Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

Tem como missão a avaliação e realização de toda pesquisa capaz de promover o conhecimento, bem como pesquisas que tragam benefícios sociais, culturais e econômicos para a sociedade, e contribuir para a aplicação e promoção de resultados de pesquisa, participando das discussões de pesquisa científica na França e no resto do mundo. O CNRS promove a interdisciplinaridade com o intuito de melhorar o acesso ao conhecimento. Entre seus projetos atuais destacam-se: Vida e seus desafios sociais, Informação, comunicação e conhecimento, Ambiente, energia, e desenvolvimento sustentável e Nanociência e Nanotecnologias.

Em 2009, setenta anos após a sua criação, o CNRS empregava cerca de 30 000 pessoas,[2] sendo 26 100 do quadro permanente (11 700 pesquisadores e 14 400 engenheiros, técnicos e administrativos) e 4 000 contratadas. Seu orçamento anual é, em média, 3,4 bilhões de euros, sendo 800 milhões de recursos próprios.[4]

Referências

  1. «World | Ranking Web of Research Centers». research.webometrics.info. Consultado em 15 de setembro de 2021 
  2. a b «lejournal.cnrs.fr». lejournal.cnrs.fr. Consultado em 15 de setembro de 2021 
  3. (em francês) Decreto-lei de criação do CNRS
  4. «Le CNRS | CNRS». www.cnrs.fr (em francês). Consultado em 15 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Centre national de la recherche scientifique
Ícone de esboço Este artigo sobre ciência é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.